
18 Agosto 2017
O TudoCelular já fez o unboxing do o LG K8 Novo há algum tempo, e finalmente conseguimos dar início aos testes com o dispositivo. Vamos começar provando a performance do aparelho, que é um dispositivo de entrada com o chipset MediaTek MT6737, 1.5GB de memória RAM e 16GB de armazenamento interno.
Será que esse aparelho consegue entregar o que a categoria exige? Ou ele surpreende e consegue realizar mais do que é dele esperado? Vamos descobrir em nosso teste de velocidade e desempenho.
Para o nosso teste de velocidade oficial, vamos abrir os apps Câmera, Galeria, Configurações, Facebook, Whatsapp, Chrome, Netflix, Spotify, Photoshop Mix, Pokémon GO e Asphalt 8. O tempo para abrir todos eles é marcado pelo cronômetro, dentro do relógio do Android. São duas voltas.
Para a primeira, o K8 Novo precisou de 2min30s98, um tempo maior do que muitos smartphones intermediários conseguem em nosso teste contando as duas rodadas. A segunda foi um pouco mais curta, com o total de 2min18s05. O total foi de 4min49s. Com apenas 1,5GB de RAM, ele não conseguiu segurar quase nenhum app para a volta dois.
Agora vamos ver como ele se sai em algumas ferramentas de benchmark. Começando pelo AnTuTu, com o qual vimos que o dispostivo não aguenta muito bem essas renderizações pesadas que esses testes costumam fazer (veja no vídeo que abre esta matéria).
No fim das contas, foram 28.344 pontos, com pontuação bem baixa especialmente na renderização 3D. A RAM, como esperado, também ficou com uma contagem baixa, como você pode ver nas capturas de tela acima.
No GeekBench, o K8 Novo obteve 545 pontos no teste de single-core e 1.448 pontos no multi-core, testando a CPU. Pontuação dentro do esperado para um dispositivo com esse chipset de quatro núcleos da MediaTek.
No teste de GPU, a pontuação ficou em 1.046, também dentro do esperado. Lembrando que temos aqui um dispositivo de entrada, desenvolvido para usar redes sociais e navegar na internet, basicamente.
A terceira ferramenta faz uma avaliação unicamente da GPU. Passamos o teste Sling Shot Extreme no 3D Mark, um teste bem pesado, com renderizações em 3D com arquivos gigantescos. O K8 Novo mal conseguiu rodar as imagens, como já vimos com o Moto E4 Plus (veja aqui) e com o Quantum YOU (aqui), ambos detentores do mesmo chipset.
Sem surpresas, a pontuação do dispositivo da LG ficou em 101 pontos, na mesma faixa dos dois concorrentes citados.
Na quarta ferramenta, o GFX Bench, começamos com o Manhattan 3.1. Com a tela ligada, em HD, o K8 Novo cravou 3,4 quadros por segundo, taxa que baixa para 1,4 fps com a tela desligada, em Full HD.
Já no T-Rex, vimos 10 fps com a tela ligada, novamente em HD, e 5,9 quadros por segundo com a tela desligada, em Full HD.
Taxas dentro da média para um dispositivo com o MediaTek MT6737, o que significa que o aparelho tem otimização próxima à de seus concorrentes.
E, para encerrar, com o Gamebench, medimos a taxa de quadros por segundo que o aparelho consegue rodar os jogos. O TudoCelular sempre passa esse teste com os mesmos três aplicativos, para mantermos um padrão de comparação.
O K8 Novo teve dificuldade para rodar o Asphalt 8, que rodou a 14 fps, igual já tínhamos visto no E4 Plus, da Motorola. No Modern Combat 5, já deu para jogar um pouco melhor, com mais fluidez. Foram 20 quadros por segundo, mas a diferença ali na hora de jogar deu uma impressão bem melhor do que no Asphalt 8.
Por fim, o representante dos jogos casuais. E nem com o Subway Surfers o K8 Novo conseguiu uma boa média. Foram 46 fps, mas eu senti várias travadinhas que me atrapalharam bastante ali na hora que estava jogando.
O K8 Novo não teve um bom resultado em nosso teste de velocidade, especialmente por conta de ter apenas 1.5GB de memória RAM. Mesmo a primeira volta foi bastante demorada, e os jogos Pokemón GO e Asphalt 8 demoraram um tempão para carregar.
Nas ferramentas de benchmark, vimos resultados dentro da faixa para um dispositivo com o chipset presente neste aparelho. Já nos jogos, apesar das marcas parecidas com o Moto E4 Plus, deu para sentir mais as travadas durante a jogatina, até mesmo em Subway Surfers.
Então, não recomendo esse aparelho para quem quer jogar, mesmo um joguinho mais casual. Só, talvez, algum com gráficos mais leves, um Candy Crush que não exige resposta tão rápida do usuário.
Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max
Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada
Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos
Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas
Comentários