LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

App que avalia atendimento médico sofre boicote e é retirado do ar; entenda polêmica

22 de dezembro de 2016 60

Um aplicativo brasileiro causou polêmica entre médicos nos últimos dias e acabou saindo do ar. O app Médico Pontual, criado para avaliar atrasos e atendimentos médicos, sofreu boicote oficial do Sindicato dos Médico de Sergipe, onde o programa ganhou popularidade. Como consequência, o app saiu do ar na Google Play e na App Store.

O objetivo oficial do app era oferecer um meio de avaliação colaborativa dos profissionais de saúde, mas o sindicato diz que não foi bem isso que aconteceu. Em nota de repúdio divulgada na quarta-feira (21), a entidade acusa os criadores do app de má fé, e diz que as reclamações são "equivocadas e sem sentido".


Com uma interface simples de usar, o Médico Pontual permite denunciar atrasos de médicos e identificar os profissionais pelo nome ou número do Conselho Regional de Medicina (CRM). O app desagradou a classe médica, que usou as redes sociais para convocar um boicote ao software para celular.

Em uma postagem do Facebook, uma página intitulada "DefesaMédica" diz que "perdeu-se repeito e a admiração pelo médico. Hoje, como já visto pelo judiciário, a atividade médica é vista como mero serviço consumível e o médico como mero prestador de serviço, regido pelo código de defesa do consumidor"

A nota do sindicato sergipano chegou até a ensinar como denunciar o aplicativo Médico Pontual nas lojas do Android e iPhone como impróprio. E a ofensiva deu certo: o app foi retirado do ar e não pode mais ser baixado, nem mesmo via arquivo APK no sistema da Google. Do mesmo modo, sites e redes sociais oficiais do app saíram do ar sem explicação.


60

Comentários

App que avalia atendimento médico sofre boicote e é retirado do ar; entenda polêmica
Participar da discussão...
  • Precisamos avaliar os médicos... Como um reclame aqui.
    Eh simples boca a boca só que em grande escala.
    Alguns médicos se acham deuses. Tô falando de crime não, só da opinião do cliente.

      • Pela sua resposta vc é medico ou tem parente médico.
        Por acaso vc agenda horário pra pagar a sua compra no supermercado?
        Algumas agências bancárias podem sim agendar e podemos tbm reclamar.
        Porque os médicos são diferentes? Porque 99% dos médicos não cumprem os horários agendados?
        Porque agendam, encaixam mais pacientes do que dão conta, porque?
        Claro! Para ganhar mais $$$.
        Não utilizei o app mas queria que estivesse online e disponível para todo o Brasil.
        Todo tipo de serviço deve ser avaliado para bem ou para mal, para melhor atender a população.

          • Primeiro uma grande pressão pra tirar os médicos cubanos (que são muito melhores que os brasileiros). Agora mais essa! A incopetência vai reinar

              • Se fosse um aplicativo sério e dentro da lei não estaria infringindo as normas e ainda estaria na store... Desde quando atrasar é crime? Calúnia e difamação eu sei que é crime

                  • Atrasar não é crime, você tem razão, porém é uma falta de respeito imensa por quem está te esperando (e te pagando). Mostra uma arrogância imensa da classe médica que deve se sentir superior aos meris mortais que não são "doutores" (sim, entre aspas porque doutor é quem tem doutorado, o que não é o caso da maioria). Este tipo de arrogância não tem mais espaço na sociedade atual.

                  • tive a oportunidade de Baixar o app e utilizar... e digo que tem sim o local onde o medico pode dar a resposta ao paciente, analisei o site do app e vi essa opção, o app tem sim uma finalidade útil para nós pacientes que deixamos muitas vezes de fazer algo para perder a tarde ou manhã toda esperando o médico atender na hora que ele beem entender!,
                    Ja perdi uma consulta pq cheguei 20 min atrasado devido a transito, mas todas as vezes que cheguei antes ele nunca me atendeu no horário marcado, a profissão MÉDICO é igual a qualquer outra, acredito que pode haver sim a necessidade de atrasar uma ou algumas consultas devido a algum acontecimento de ultima hora... mas que pelo menos se justifique, ou no minimo peça desculpa e não trate o paciente como idiota, pois da mesma forma que sua hora vale dinheiro a minha também vale!
                    MÉDICO PONTUAL NELES!

                      • Fato !

                          • Você sempre foi atendido em filas de banco, em filas de supermercado pontualmente? O aplicativo abre brechas para o Paciente jogar o médico de má fé, seja porque negou atestado, ou não fez o devido encaminhamento etc. O aplicativo não tem proposito algum.

                              • Como se no Brasil houvesse pontualidade britânica em tudo... Vai no dentista, mecânico, advogado, contador, etc... Todo mundo atrasa. Fala q vc nunca atrasou na sua vida?

                                Se o seu médico tá atrasando muito e com frequência é só parar de ir nele e procurar outro, estamos num mundo capitalista e é assim q funciona..
                                ah o médico é do SUS e só pode ir nele e não tenho outra opção? Reclame então do patrão dele, o governo q vc elegeu

                                  • Sim sim, já me atrasei claro! mas quando acontece isso eu procuro dar uma satisfação para quem esta a minha espera ou ligo antes ou peço desculpas quando chego.
                                    Como disse antes atraso acontece sim! mas no minimo uma satisfação o paciente tem direito!
                                    pelo visto vc deve ser uma médica babaca ou parente de um que com certeza faz isso com seus pacientes,tratam como se fosse lixo.

                                    como vc mesma falou... mundo capitalista.. É assim que funciona...
                                    hoje médicos só pensam em dinheiro o paciente q se exploda!

                                    Idiotas que nem você deve ta tudo mordidos com o App...
                                    porque agora sim a população tem um canal para expor sua opinião em relação a esse problema que todos sem exceção passa diariamente nos consultórios!

                                      • Tá bom, vai viver no seu mundo de conto de fadas então.. se o cara não pede desculpas significa que ele não é educado, e só. Aposto que vc também comete suas grosserias o tempo todo. O ser humano animal irracional que só olha o próprio umbigo não é só o médico que chega atrasado, é o motorista que te fecha, o empresário que manipula produtos, o usuário q não respeita...

                                        Se o médico q te atende tá ruim é só ir em outro.. simples assim!

                                          • Ir em outro e denunciar sim. Todo tipo de erro e sobre tudo, abusos de qualquer profissional, principalmente da área médica. Se não aguenta, não vai ser médico, horas.

                                              • Exato, só ir em outro!

                                                  • Oi. O seu argumento basicamente é de que o profissional da saúde não pode ser avaliado, que não presta simplesmente um serviço e que esta num pedestal. Dito isso, um app como este não tem lugar. Considerando que esse app tem uma demanda imensa, o que deveria ser feito em para que o app pudesse de forma eficiente dar uma contrapartida ao médico? Eu posso dar feedback pro mercado, eu posso dar feedback pro banco e ir no banco central, aliás eles atendem rapidinho, agora os processos de denúncia no conselho de medicina são arcaicos e pela legislação brasileira o médico é apenas responsável por garantir o procedimento, não podendo ser culpabilizado da forma como faz isso. Logo, pedindo a sua ajuda, já que você parece dominar o assunto, com humildade, o que deve ser feito para garantir o diálogo e uma avaliação correta dos profissionais de saúde, considerando sim que ela seja feita por pacientes. Obrigado desde já!

                                            • Dificilmente você vê isso acontecer com psicólogos. Médicos, por outro lado... :-(

                                            • "DefesaMédica" diz que "perdeu-se repeito e a admiração pelo médico. Hoje, como já visto pelo judiciário, a atividade médica é vista como mero serviço consumível e o médico como mero prestador de serviço, regido pelo código de defesa do consumidor"

                                              Engraçado quem fala isso é um SINDICATO! Onde que entra SINDICATO no respeito e admiração ao médico também?
                                              Se não precisam de judiciário e ODCs não precisam de SINDICATOs também!

                                                • Parei de ler no ''sindicato'', qualquer coisa relacionada a esses cânceres não é boa.

                                                    • Eles alegam que o aplicativo fere aimagem dos medicos...fere o bolso deles, pois se forem classificados perdem dinheiro isso sim.

                                                      A decadas que servços medicos são meramente capitalistas...diginidade humana foi trocada por valores.

                                                      • Mas o app era pra dizer apenas se o médico atende no horário ou atrasa. Todos podem atrasar, ué. Faz parte da natureza dessa profissão. Tem consulta que é resfriado e resolve em 10 minutos, mas tem consulta que é câncer e 1 hora é pouco... Aí o próximo a ser atendido ia lá e mandava nota baixa. O app não levava isso em conta. Por isso reclamaram. Achei coerente. O que ia acontecer cada vez mais era paciente sendo despachado antes da hora pro médico manter as consultas no horário e não tomar nota baixa.

                                                          • O mesmo acontece em outras profissões. Um advogado pode atender um cliente com um caso simples e demorar 20 minutos. Já outro, com caso complicado, pode demorar 1 hora. É assim, com dentista, arquiteto, psicólogo... E por aí vai! E nenhum desses tem tanta fama de atrasar como o médico. Sem contar que a grande maioria marca o primeiro paciente as 8 e chega 9:30 ou 10 horas. Isso é corriqueiro. Aí a coisa já desanda e atrasa todas as consultas.

                                                            • Deveria ser padrão de todos os órgãos públicos o ponto biométrico tanto na chegada quanto na saída e estar disponível para todos na internet e pelo telefone.

                                                              • Agora, sabe o que isso me parece? Uma declaração de todos os médicos dizendo o seguinte: Nós não trabalhos como devíamos, e não queremos ser vigiados. Vamos continuar chegando atrasados, sair mais cedo do que o horário e vamos continuar atendendo os pacientes (otários, pagantes) conforme acharmos que devemos, e vamos continuar dando diagnóstico sem nem olhar direito para o otário, digo, paciente. Bom, é o que os médicos que estão reclamando desse aplicativo, que é muito bem vindo e deveria continuar, estão dizendo nas entre linhas (como se todos os brasileiros não soubessem disso, do que os médicos fazem aqui no Brasil) meus parabéns esses médicos que acabaram de fazer uma declaração de que oferecem um péssimo serviço. Brasileiro não tem jeito mesmo. Esse aplicativo é de suma importância. Esses médicos, assim como advogados e juízes não podem e não devem fazer o que bem entendem. E devem ser avaliados sim pela população em geral.

                                                                  • Quero ver o mundo pegar fogo KAKAKAKAKAKAKAKAKAKA

                                                                    • Uma profissão como outra qualquer. Tem de acabar essa bobagem de síndrome de divindade que algumas classes tem. O sujeito estuda pra isso, como se faz pra qualquer outra profissão. Esse tipo de profissional, como qualquer outro, recebe pelo serviço que presta. Recebe muito, por sinal, mas faz parte. Tem que ser pontual, atender bem, ou seja, tem que ser um bom profissional.

                                                                        • Cara,vc tem que entender que os médicos trabalham 24h por dia e mantém a vida das pessoas! então alguns nem sempre tem uma boa noite de sono,tem que entender quando ele se atrasam pq os caras tem uma vida igual a de qualquer outro.ainda mais que ganham apenas 7.000 míseros Reais.

                                                                            • Que desculpinha esfarrapada. Se não aguentam, pede pra sair, horas. E eles não ganham só isso. Ganham muito mais. Pois todos moram muito bem e tem carros tops, mesmo que nacionais, mas tem. Isso não passa de desculpas o que vc falou. Eles tem que cumprir o horário certo. Fim.

                                                                              • 7 mil temers não são míseros. É muita grana. E esse valor é pra uns. Pra muitos, paga -se mais de 15k. Outros, muito mais. Os que pegam turno de 24hs (não trabalham, pegam turno), estão em hospitais. Os que atrasam em demasia são os barões de clínicas. Por ter uma vida igual a qualquer outro que tem de se organizar e cumprir horário. Usar os conhecimentos pra ganhar dinheiro, como qualquer outra classe, seja cuidando de saúde, projetando avião, criando vacina, dirigindo ônibus, etc, é opção profissional. Umas profissões pagam mais, outras menos. Desculpe a insistência, mas não tem argumento que justifique síndrome de divindade nem tratamento melhor que outra classe que seja.

                                                                                  • Médico ganhando 15k ou mais? Me diga onde

                                                                                      • Em vários lugares, meu amigo. E isso pelo governo. Particular, onde eles também se atrasam, ganham até mais.

                                                                                          • Me mostre uma única vaga de emprego pra médico com salário de 15 mil reais igual vc tá confabulando

                                                                                              • https://qualconcurso.jusbrasil.com.br/noticias/444540304/38-concursos-publicos-selecionam-para-salarios-de-ate-r-24-8-mil

                                                                                                  • Não vou procurar e perder meu tempo. Mas já vu sim, concurso para médico onde o salário era 14 mil e isso a uns anos atrás. Sei pois foi uma época onde eu estava procurando concurso. E mesmo assim, nada justifica tamanho atrasos e além de se atrasarem, ainda saem uma ou duas horas antes. Ou seja, acabam trabalhando no maximo 4 horas, até menos. Mas o salário é cheio, né.

                                                                                                      • Me mostre o tal fantasioso emprego de 15 mil reais... Nem concurso tem, e mesmo se tiver seria algo extremamente específico pra alguém com residência, pós, mestrado e doutorado.. coisa de concurso pra qq profissão com tamanha graduação..
                                                                                                        Se vc não tem argumento fica calado

                                                                                                          • Bom, já disse que não vou perder meu tempo. Agora sobre esse por menores aí, eu não sei. Mas parece que era algo específico mesmo. E outra, o mínimo que um medico ganha é uns 7 mil para trabalha 6 horas e que no final se transforma em 4 ou até 3 horas. Isso quando eles vão, né. Se não quer ser medico ou não quer serviço publico, então por que faz? E outra, independente de qualquer coisa, toda coisa errada tem que ser denunciado sim.

                                                                                                              • O errado tem q ser denunciado sim, atrasos não é crime, seria preconceito julgar uma pessoa pq ela atrasou se vc nem sabe os motivos.
                                                                                                                Esse aplicativo é tão errado que até saiu da store. Se fosse algo sério e bacana ainda estaria lá

                                                                                                                  • Saiu por pressão dos médicos. Não porque não presta. O problema é que ninguém quer ser vigiado, seguido, analisado e questionado. Mas a proposta do app é sim muito importante e bem vindo. Os médicos que não querem ser analisados. Esse é o.problema e só caiu mal para eles mesmo. Pois agora assinaram a carta de que eles realmente não tem a menor intenção de respeitar ninguém. Nem mesmo os pacientes.

                                                                                                • Aplicativo pra difamar, realmente impróprio

                                                                                                    • Sei não, aqui no Brasil os médicos são como "deuses intocáveis" nos quais trabalham na maioria das vezes quando querem e com uma má fé muito grande e escancarada, então muitos deles não gostam de serem criticados, tenho minhas dúvidas quanto a isso...

                                                                                                        • Óbvio que eles não gostam. E pra falar a verdade, acho que ninguém gosta. Porém, os medicos devem sim, ser avaliados. Se não gosta, então pede para sair, oras. Muitos médicos deixam os pacientes (clientes) esperando e muitos nem olha direito para a pessoa. E acabam cometendo erros grosseiros. E as vezes causam mortes. Eles devem.sim, ser avaliados.

                                                                                                            • Tb acho

                                                                                                              • Gostei de ver o destino desse aplicativo, é muita gente abusada que não respeita nem o trabalho dos médicos e faz denúncias amadoras e comentários toscos igual muitos comentaristas de direita do TudoCelular.

                                                                                                                  • Nada a ver, cara. Quando vc precisar de um médico de urgência e esse médico passar mais de absurdos 2 horas para chegar, enquanto vc está bem mal, aí, tu volta aqui e fala isso aí que vc falou. E aproveita e elogia esse médico. É cada uma, viu. O brasileiro não tem salvação mesmo.

                                                                                                                  Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

                                                                                                                  Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

                                                                                                                  Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

                                                                                                                  Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas


                                                                                                                  Comparar (12)