
06 Outubro 2016
23 de setembro de 2016 17
Em maio, falamos aqui como o Google sabe muito mais coisa sobre você do que você imagina, mas também que é possível controlar o que ele guarda e até evitar que algumas informações fiquem armazenadas. Posteriormente, explicamos como fazer para filtrar melhor o tipo de anúncios que aparecem enquanto você navega na internet por sites que utilizam o Google Ads. Mas e se revelássemos que a gigante das buscas também está ouvindo suas conversas e até armazenando algumas delas?
Pois é o que está acontecendo. Toda vez que você ativa o Google Now, ele registra o som ao redor e armazena as conversas, de modo a tentar aperfeiçoar sempre a ferramenta de reconhecimento do idioma. Mas ele não está escutando apenas no momento em que você ativa o Now. Explica o Google:
Os dados que salvamos com sua conta podem tornar os serviços do Google muito mais úteis para você, por exemplo, com melhores opções de deslocamento diário no Google Maps e resultados mais rápidos na Pesquisa Google.
É bom notar que isto não acontece apenas com usuários Android, mas com qualquer pessoa que tenha uma conta Google e algum app da empresa instalado no smartphone ou utilize o serviço de busca ou qualquer outro pertencente a Mountain View (inclusive o YouTube) enquanto está logado. Mas não se desespere: é possível ver todo o histórico de registros de atividades que a gigante das buscas mantém em sua conta, bem como deletar atividades e desativar o armazenamento. Basta clicar aqui, digitar a sua senha e explorar.
Ao acessar esta página do seu histórico de áudios, você pode escutar todas as gravações mantidas pela gigante das buscas. No meu perfil, estão guardadas apenas aquelas em que a busca por voz foi ativada em meu smartphone, mas eu notei que alguns segundos antes do “Ok, Google” já estão gravados. Claro, o Android precisa ficar escutando para o caso de a frase de ativação ser falada. Mas isto significa também que ele está ouvindo suas conversas praticamente o tempo todo – possivelmente sempre que a tela está ligada.
A boa notícia é que você não só pode deletar todo o histórico já armazenado como desativar estes registros, procurando por ‘Atividade de voz e áudio’ nesta página. Aliás, você pode aproveitar para desativar vários outros tipos de registros. O Google afirma que todo o histórico é privado, e só você tem acesso a esses dados (inclusive, sua senha é pedida sempre que você acessar essa área). Mas, se você não confia na empresa, pode desativar tudo sem nenhum problema.
E aí, verificou seu histórico e encontrou algum registro em que não houve a ativação do Google Now? Conta pra gente aí nos comentários.
Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max
Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada
Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos
Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas
Comentários