LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Desde o começo: conheça em detalhes todas as versões já lançadas do macOS

15 de junho de 2016 8

A WWDC 2016 foi um marco histórico para a Apple, pois a empresa anunciou a mudança na nomenclatura de sua plataforma para o Mac, descartando o nome “OS X” em prol do “macOS”, fechando um elo em seu nicho atual de sistemas, que também envolve o watchOS, tvOS e iOS.

Essa não foi nem de longe a primeira vez que a empresa mudou radicalmente o nome de seu software paca Macs, vendo que ele já foi conhecido por diversos outros nos últimos 40 anos.

Apple "DOS" e SOS (1978)

O Apple SOS trazia uma interface similar ao MS-DOS da Microsoft

Os primeiros computadores fabricados pela gigante de cupertino nasceram na década de 70 em uma pequena garagem em Palo Alto, na casa dos pais adotivos de Steve Jobs; chamados de Apple I e Apple II, eles ainda não tinham um sistema próprio definido, utilizando-se de soluções disponíveis no mercado como, por exemplo, o saudoso "DOS ", ainda em um estágio bastante primitivo.

Apenas no Apple III, um sistema próprio foi incluído nas máquinas, recebendo o nome de “Apple SOS”, sigla para “Sophisticated Operating System” — que de início representava uma versão curta de "Sarah's Operating System", homenagem feita à filha de Wendell Sanders, um dos engenheiros da equipe.

Lisa OS (1983)

Lisa OS foi o primeiro sistema da Apple a trazer uma interface gráfica

Já na década de 80, mais precisamente em 1983, nascia o Apple LISA, que ao mesmo tempo em que recebeu esse nome em homenagem à primeira filha de Steve Jobs, também era uma abreviatura de “Local Integrated System Architecture”, vindo equipado com a plataforma “Lisa OS”.

Ele foi o primeiro computador fabricado pela Apple a ter uma interface gráfica, ainda que muito limitada. Naquela época, a companhia já estava começando a investir pesado em publicidade, o que resultou na criação do primeiro comercial de Mac do mundo:

Infelizmente, devido a seu preço caro e baixa confiabilidade, o produto acabou não fazendo muito sucesso.

System 1.0 ~ 7.0 (1984 a 1992)

System 1.0 trazia um apanhado de recursos voltados à produtividade

O primeiro “Apple Macintosh”, apresentado ao mundo no ano de 1984, mais precisamente no mês de Janeiro, trazia pré-instalado a versão 1.0 de um novo sistema operacional batizado de “System OS”.

A plataforma contava com vários recursos voltados para produtividade e chegou a receber várias atualizações nos anos subsequentes, sendo levado até a versão 7.0

System 7.1.1 Pro (1993)

System 7.1.1 Pro foi o primeiro sistema da Apple a adotar o nome "Pro" em seu sufixo

Nessa época, finalmente começamos a ver os primeiros computadores com tela colorida chegando ao mercado; O System 7.1.1 Pro foi o pioneiro a adotar a o sufixo “Pro” em sua nomenclatura.

Nele vemos uma implementação muito primitiva do “Dock” como conhecemos atualmente, com atalhos para aplicativos sendo posicionados em uma barra inferior.

As nova linha de máquinas com esse sistema já contava com processadores PowerPC, abandonando a antiga linha de chips 680x0 da Motorola.

Macintosh System (Mac OS) 7.5.1 (1995)

Mac OS 7.5.3, uma das atualizações recebidas no 7.5.1

Aqui vemos a primeira implementação da nomenclatura que durará pela próxima década, o “Mac OS”.

A escolha do nome foi feita com intuito de diferenciar os equipamentos e o sistema da Apple dos diversos “clones” que eram lançados no mercado.

Até hoje ainda vemos resquícios desse logo no macOS, afinal de contas, ele é o ícone do “Finder”, o equivalente ao “Windows Explorer” na plataforma da Apple.

Mac OS 7.6 (1997) ~ Mac OS 9.0 (1999)

A partir do Mac OS 7.6 a Apple cortou o nome "System" de sua plataforma

Para diferenciar os novos modelos de Mac dos antigos, a Apple resolveu abolir o nome "System" do título de sua plataforma, deixando apenas o Mac OS.

Com codinome "Harmony", ele foi a última grande atualização disponibilizada para o sistema "7". Nessa época, diversos usuários já possuíam conectividade à internet, e provedoras como a AOL predominavam no mercado.

Essa versão manteve basicamente as mesmas características até o MacOS 9.0, lançado em 1999. A última atualização, que levava a plataforma 9.2.2 foi enviada em 23 de Outubro daquele mesmo ano.

Mac OS X Kodiak Public Beta (2000)

O Mac OS X Kodiak trouxe uma interface completamente nova para o sistema

Essa versão foi literalmente um divisor de águas para o macOS; a partir daqui o sistema ganhou uma cara completamente diferente, incluindo recursos como o Dock, que até hoje ainda perduram nas versões presentes.

Por incrível que pareça, o Mac OS X Kodiak adotava um design mais chapado, sem muitos ícones 3D, trazendo um pouco das versões do Mac OS lançadas após o 7 (cronologicamente falando, os MacOS 8 e 9).

As sombras nos menus e janelas do sistema eram extremamente pesadas, os botões finalmente começavam a abraçar o novo conceito a ser implementado na plataforma em sua próxima versão, o “Aqua”, que trazia elementos translúcidos.

Aqui vemos uma versão muito simplificada do "iTunes", que sequer tinha ganhado essa nomenclatura ainda, sendo chamado apenas de “Music Player”.

O mais impressionante é que ele vinha com diversos trailers de filmes pré-carregados como, por exemplo, a popular animação "A Nova Onda do Imperador".

Mac OS X 10.0 ~ 10.1 (2001)

O Mac OS X trouxe diversos recursos do Kodiak, porém, apresentou muitos problemas

A primeira plataforma multilíngue da Apple chegou ao mercado dia 14 de março de 2001, e pegou emprestado diversos elementos do OS X Kodiak Beta, e "incrementou" um pouco mais.

O Mac OS X 10.0 recebeu o codinome interno de "Cheetah", apesar de não ser abertamente chamado desse nome, e sim referido simplesmente como "Mac OS X Dez".

Devido aos diversos problemas envolvendo lentidão, falta de estabilidade, ausência de suporte à playback de DVD ou gravação de CD dentre vários outros, a Apple ofereceu à partir do dia 25 de setembro de 2001 o Mac OS X 10.1 “Puma” como uma atualização gratuita para os usuários dessa plataforma.

Mac OS X 10.2 "Jaguar" (2002) ~ 10.7 "Lion" (2011)

Mac OS X Jaguar foi o primeiro a ser oferecido em "pacote família"

A versão “Jaguar” do Mac OS X chegou ao mercado em 23 de agosto de 2002, e foi uma das primeiras a oferecer “pacotes família”, para aqueles usuários que possuíam mais de um Mac em casa.

O sistema ainda reteve muito do OS X 10.1, mas agora, ele trazia à bordo menus e interface mais simplificados (com um pouco menos de detalhes e texturas) e é claro, o diferencial ficava pela presença da primeira versão do iTunes (1.1.1).

A partir deste, os nomes de felinos começaram a ser implementados de forma oficial na nomenclatura da plataforma; logo após o Jaguar, tivemos o Panther (10.3), Tiger (10.4), Leopard (10.5), Snow Leopard (10.6), Lion (10.7) e fechando o ciclo, o Mountain Lion (10.8).

No Mac OS X 10.5 "Leopard" o sistema ganhou uma cara completamente nova, implementando barra de menu translúcida e outras 300 mudanças em relação a seus predecessores, inclusive a adição do recurso de backups automáticos chamado "Time Machine".

OS X 10.8 "Mountain Lion" (2012)

OS X Mountain Lion marcou o início de outra era para a plataforma, abandonando o nome "Mac OS"

Notaram alguma diferença? Pense novamente! Essa versão foi outro divisor de águas para os Macs, pois foi à partir dela que o nome "Mac OS" foi oficialmente aposentado.

Lançado em 25 de julho de 2012, esse sistema trouxe muito mais do que apenas uma mudança de nome: ele foi o primeiro a ser oferecido de forma totalmente digital, através de um download pago (US$19.99) na Mac App Store.

Recursos como o Game Center, iCloud, Gatekeeper (bloqueador de malwares) deram as caras pela primeira vez nos Mac. O aplicativo iChat foi substituído pelo ”iMessage”, que mais tarde, viria a se chamar “Mensagens” nas versões subsequentes.

O OS X 10.8 Mountain Lion foi o primeiro a trazer recursos do iOS como, por exemplo, o Centro de Notificações e integração direta com as redes sociais Twitter e Facebook, que só foram implementadas no sistema alguns meses após o lançamento, através da liberação um patch de atualização.

OS X 10.9 "Mavericks" (2013)

OS X Mavericks aposentou a nomenclatura de felinos nas versões do macOS

A essa altura, os nomes de felinos já estavam ficando escassos, por isso, a Apple decidiu inovar, abandonando os gatinhos e adotando nomes de lugares, algo que podemos conferir até na versão recém-lançada da plataforma.

Ele foi anunciado em 10 de Junho de 2013 durante a WWDC, e foi disponibilizado como um upgrade gratuito, marcando também o início de uma nova era de atualizações sem custo algum para os clientes da maçã.

Mais aplicativos do iOS como, por exemplo, o iBooks e o Mapas foram implementados na plataforma, aproximando cada vez mais a versão móvel da de Desktop.

OS X 10.10 "Yosemite" (2014)

OS X Yosemite trouxe o recurso "Continuidade" que interligou ainda mais as plataformas do iPhone e do Mac

Anunciado dia 2 de junho de 2014, o OS X Yosemite chegou ao mercado trazendo um design bem mais chapado, com ainda mais elementos translúcidos e também um Dock com efeito de "vidro fosco", abandonando o antigo estilo 3D e empregando um design 2D, porém, bastante sofisticado.

Essa versão foi onde as plataformas iOS e OS X finalmente começaram a andar de mãos dadas no quesito software, graças à implementação do recurso “Continuidade”, que permitia que usuários rodando o iOS pudessem compartilhar informações como mensagens, e-mails, sites, dentre vários outros com seu Mac.

Foi aqui que vimos a Apple descartar seus aplicativos iPhoto e Aperture em prol do novo “Fotos”, que foi lançado como um aplicativo nativo ao sistema na versão 10.10.3, com integração total no iCloud.

Outra novidade é que à partir dessa versão a Apple deu início ao programa de testes público (Apple Beta Software Program), que permitiria a usuários testarem versões de suas plataformas ainda não lançadas ao público, tanto no OS X quanto no iOS.

OS X 10.11 "El Capitan" (2015)

OS X El Capitan trouxe melhorias no desempenho e poucas mudanças visuais

O El Capitan é atualmente a versão disponível para todos os usuários. Ele não trouxe muitas mudanças visuais — com exceção da mudança da fonte do sistema de Helvetica Neue para San Francisco — em relação ao OS X Yosemite; aqui as novidades mais interessantes ficaram “em baixo do capô”, focando-se em estabilidade, segurança e desempenho.

O sistema foi apresentado ao mundo dia 8 de junho de 2015, chegando as mãos dos usuários domésticos apenas dia 30 de setembro do ano passado. O refinamento nos aplicativos prometia melhoras de até 40% na velocidade de abertura dos mesmos.

macOS 10.12 "Sierra" (2016)

O macOS Sierra é a primeira versão da plataforma para Macs a trazer a assistente virtual Siri

O macOS 10.12 "Sierra" foi anunciado há poucas horas durante a WWDC 2016. O sistema trouxe novidades relacionadas ao recurso de "Continuidade", que agora está mais capaz do que antes, contando com uma "área de transferência universal" que permite que conteúdos copiados em um iPhone ou ou iPad possam ser colados no Mac.

Ele também acrescentou pela primeira vez a assistente virtual Siri ao Mac, unificando ainda mais a experiência de uso entre a plataforma móvel iOS e a de Desktop.

Outro recurso que merece destaque na plataforma é o Auto-unlock, que dispensa usuários de ter que digitar a senha para desbloquear seu Mac quando usando um Apple Watch com watchOS 3. Outras novidades da plataforma podem ser conferidas aqui.

Por enquanto, a plataforma só está disponível para desenvolvedores, porém, seu primeiro beta público está programado para julho, e o lançamento da versão final para meados de setembro.


8

Comentários

Desde o começo: conheça em detalhes todas as versões já lançadas do macOS
  • Tinha a versão 10.10.5 Yosemite, baixei a El Capitan e está dando erro na instalação, não tenho como voltar a versão anterior?

      • Agora atualizarão o post na aba correta. Obrigado!

          • Uma versão diferente por ano. As atualizações são grátis?

            • %u201CLocal Integrated System Architecture%u201D então foi por isso que a filha teve nome Lisa. kkkk
              De 2000 pra cá deu uma melhorada louca no visual.
              Apesar da MS ter copiado o sistema gráfico da Apple nos primórdios, a MS no Windows 98 estava mais chique que as versões até 1999 da Apple.
              Depois a Apple ficou muito a frente até a chegada do Windows 7.
              Enfim, história pra ser contada, mas os tempos são outro.
              Segue o fluxo.

                • Windows 7 foi um enorme divisor de águas no mundo dos sistemas operacionais para desktop, e é até hoje se formos parar para analisar a participação massivo que eles têm no mercado ainda. Mas, o Windows 10 está aí, com uma proposta diferente, unindo o melhor do Windows 7 e 8.1, tornando-se, assim, um novo divisor de águas em relação aos sistemas operacionais como um todo, seja desktop ou Mobile, com a unificação total da plataforma, que teve seu início no 8.1 e agora vingou-se definitivamente!

                  • O Android é tão querido pelo TudoCelular que é até automático vermos matérias de outras empresas ou até outros assuntos com a aba do Android. Sugiro um nome mais apropriado para o site: TudoAndroid. Que tal?!

                      • Matéria da Apple em aba do Android?! Bastante interessante isso!

                          Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

                          Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

                          Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

                          Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas