
16 Junho 2021
O WhatsApp é atualmente um dos mensageiros instantâneos mais utilizados ao redor do mundo. Após ter sido comprado pelo Facebook, a startup cresceu mais ainda, ganhando fãs em diversos mercados, até mesmo chegando a ser utilizado para negociações ilícitas, motivo este que levou ao seu bloqueio em todo território nacional.
Pensando nos ávidos usuários desse app, resolvemos colher um apanhado de dicas importantes que podem deixar ainda mais interessante a experiência de uso do aplicativo:
Agora é possível digitar em negrito, itálico e texto cortado de forma simples quando redigindo uma mensagem.
Para negrito, basta colocar o que você quer entre “*”, por exemplo: *Teste* virará Teste.
Em itálico, o procedimento é similar, mas em vez de utilizar asterisco, o substituímos por underline: _Teste_ virará Teste.
Por último, para escrever em texto cortado basta colocar a palavra ou frase entre “~”: ~Teste~ virará Teste.
Sabemos que nossas operadoras de telefonia móvel não são muito generosas em relação à franquias de dados, então é interessante reduzir o uso para que possamos aproveitar melhor nossa internet móvel.
Para saber o quanto de dados seu WhatsApp já gastou, basta ir em Ajustes > Uso de dados > Uso de rede. Voltando um menu, você pode também marcar a opção “Reduzir Uso de Dados” para controlar um pouco mais o consumo no app.
Existe um recurso chamado “Listas de Transmissão” que pouca gente utiliza no WhatsApp. Ele serve para mandar a mesma mensagem para vários usuários, sem que eles saibam disso.
Para utilizar esse recurso basta clicar em Conversas, e depois no canto superior esquerdo em Listas de Transmissão > Nova lista e adicionar contatos, escrever sua mensagem e enviar.
As mensagens enviadas aparecerão nas conversas privadas para cada um dos contatos que receberam a mensagem, com um ícone de um megafone ao lado. Não se preocupe, seus contatos não terão noção de que isso foi enviado através de uma lista de transmissão.
Curioso para descobrir com quem você troca mais mensagens ou gasta mais dados no WhatsApp? Há uma forma simples de fazê-lo! Para isso, é necessário ir em Ajustes > Conta > Uso de Armazenamento.
Nessa listinha estarão expostos os grupos e indivíduos com quem você conversa mais, ordenados tanto pelo número de mensagens quanto pelo número de arquivos que você trocou com eles.
Todo mundo tem alguém que costuma enviar muitas mensagens em sua lista de amigos, se não, pelo menos aquele grupo que passa o dia inteiro mandando notificações, que podem drenar mais rápido a bateria de seu portátil.
Para silenciar-los, é bem simples. Basta ir em conversas, clicar no grupo ou pessoa, clicar no nome exibido no canto superior da tela, e nas opções exibidas escolher Silenciar, depois confirmando por quanto tempo ficará silenciado.
É possível compartilhar documentos diretamente do iCloud Drive, Google Drive, Dropbox ou OneDrive para o WhatsApp. Para isso, basta na janela de digitação clicar na bolinha com a seta à esquerda, e escolher “Compartilhar Documento”.
Depois disso, o WhatsApp pedirá para que o usuário escolha a origem do arquivo, sendo iCloud Drive, Google Drive, ou qualquer outro dos que foram mencionado antes.
Se você for adicionado num grupo onde não conheça muitos dos participantes, você pode restringir o acesso à suas informações pessoais.
Para isso, basta ir em Ajustes > Conta > Privacidade e modificar os valores para “Visto por Último”, “Foto do Perfil” e “Status”. Caso escolha a opção ”Meus Contatos”, apenas aqueles que estiverem registrados em sua agenda serão capazes de ver essas informações.
Na mesma tela acima, é possível desmarcar a opção “Recibos de Leitura”, para que os fatídicos ícones que representam o recebimento e confirmação de leitura sejam desativados. Caso você não os tenha desativado ainda, e mesmo assim, queria ver uma mensagem sem enviar a confirmação de leitura, basta fazer o seguinte:
Seu smartphone está com pouca memória? Para evitar que o WhatsApp consuma muito espaço com os arquivos que são enviados, basta impedir o download automático deles indo em Ajustes > Conversas e desmarcando a opção “Salvar mídia recebida”. Com a opção desmarcada será necessário clicar nos arquivos enviados para fazer o download.
Na mesma janela acima, é possível escolher a opção “Backup de Conversas” para salvar todos seus registros, seja no Google Drive, cartão ou no iCloud.
É possível também configurar para esse backup ser automático, escolhendo a frequência desejada.
Impeça olhos curiosos de ler suas mensagens enquanto o smartphone estiver bloqueado desativando as notificações.
Para isso, vá em Ajustes > Notificações e desmarque a opção “Mostrar Notificações”.
Também temos a oppção de adicionar uma senha ao WhatsApp com apps de terceiros como, por exemplo, o iAppLock para iOS (requer Jailbreak) ou AppLock para Android.
Ao enviar um emoji de coração vermelho, ele automaticamente será aumentado na janela de conversação!
Para utilizar o Whatsapp em sua máquina, basta abrir o site web.whatsapp.com, e após isso, no próprio app, dirigir-se à Ajustes > WhatsApp Web.
Lá você verá uma opção chamada "Escanear Código QR", basta clicar nela, apontar o espaço para a tela do PC encaixando o quadrinho de código QR exibido na tela, e magicamente suas conversas vão aparecer na tela de seu PC.
Você também poderá utilizar os apps dedicados para Mac ou PC caso não deseje acessar o WhatsApp Web de seu navegador.
Enquanto estiver no WhatsApp Web, você terá acesso a toda a mídia compartilhada pelo seu WhatsApp; para salvá-las no PC basta clicar em cima do botão download para o arquivo/imagem/vídeo.
No Android é possível adicionar um atalho rápido para conversas individuais ou em grupo na tela principal de seu aparelho, bastando para isso que o usuário vá em Conversas, toque e segure em cima da conversa ou grupo que deseja adicionar o atalho, e escolher a opção “Adicionar atalho para conersal”.
Também é possível fazê-lo através da adição de um "widget" de conversas, bastando para isso clicar e segurar na tela de seu Android (caso ele suporte widgets), abrir a galeria de widgets e selecionar "Conversa do WhatsApp".
Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max
Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada
Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos
Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas
Comentários