
01 Abril 2025
18 de fevereiro de 2025 4
A Perplexity lançou nesta semana o seu novo modelo de pesquisa profunda chamado Perplexity Deep Research. Integrado dentro do próprio Perplexity, ele pode ser acessado pelo alternador de versão da IA usada pela ferramenta como o mais recente concorrente do mesmo recurso da OpenAI e do Google Gemini.
A ideia do Deep Research é fornecer resultados mais completos para pesquisas complexas sobre temas como saúde, pesquisa de produtos, finanças e muito mais. Para isto, o resultado é mostrado como um documento extenso que pode ter dezenas de páginas com tópicos elaborados, resumo e conclusão, tudo pode ser exportado via PDF.
Para isto, o Perplexity Deep Research realiza várias pesquisas ao mesmo tempo, interpreta seus resultados, pesquisa sobre eles e refina as informações obtidas para criar um relatório completo.
Em testes de benchmark, o Perplexity Deep Research superou vários concorrentes como ChatGPT-4 e Google Gemini, mas não conseguiu superar o Deep Research da OpenAI.
Apesar disso, ele se destaca por ser mais rápido, concluindo a maioria das tarefas em menos de três minutos, enquanto seus concorrentes podem levar de 5 a 10 minutos para entregar os resultados dependendo do tema.
Além disso, o Perplexity Deep Research dá acesso ilimitado para assinantes, mas usuários gratuitos também podem usar o serviço com limite de consultas diárias, enquanto o Gemini Deep Research somente pode ser acessado por pagantes, que têm limites de solicitações diárias.
Por outro lado, o Perplexity Deep Research somente pode ser acessado pela web, enquanto os sistemas de pesquisa profunda dos seus concorrentes também funcionam em aplicativos. A Perplexity confirmou que tem planos de levar a função para seus aplicativos para iOS, Android e macOS.
Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max
Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada
Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos
Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas
Comentários