Android 27 Ago
A Meta anunciou hoje uma mudança nos rótulos de publicações que contém imagens editadas por inteligência artificial nos aplicativos do Instagram, Threads e Facebook. Os avisos não serão tão proeminentes a partir da próxima semana, mas sim ocultos em um menu onde os usuários poderão encontrar mais informações sobre o conteúdo editado.
O anúncio foi feito ao atualizar uma publicação de abril de 2024 no site oficial da Meta. Nele, é explicado que o rótulo "AI Info" deixará de ser mostrado abaixo do nome do usuário em publicações com imagens e vídeos editados por inteligência artificial, como mostrado na imagem acima.
Segundo a Meta, a mudança tem o objetivo de "refletir melhor a extensão da IA usada" em imagens e vídeos publicados em suas plataformas.
Entretanto, publicações com imagens criadas completamente com IA ainda terão o rótulo abaixo do nome do usuário para evitar que usuários das redes sociais sejam enganados.
É possível que a Meta tenha adotado esta nova estratégia para evitar críticas ao marcar conteúdo original como criado com IA, o que aconteceu em julho e gerou muitas críticas por fotógrafos e artistas digitais que não utilizam este tipo de ferramenta.
Apesar de tudo, a Meta não especificou quais sistemas e metadados utiliza para verificar se imagens foram editadas com IA, dizendo apenas que usa "sinais compartilhados do setor", como C2PA da Adobe e SynthID do Google, para analisar imagens e vídeos.
Por outro lado, ocultar rótulos como estes em menus dificulta a identificação de conteúdo criado com IA na internet, o que pode facilitar a aplicação de golpes e campanhas de desinformação, como foi abordado no Detetive TC de julho.
Comentários