LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Multi U10: bom tablet para tarefas básicas em todas as idades | Análise / Review

04 de julho de 2023 9

O Multi U10 é um dos tablet lançados pela marca nacional no mercado, com a proposta de entregar um bom desempenho no segmento de entrada e uma tela grande, sem deixar de focar no custo-benefício ao consumidor.

Como é a experiência de uso deste dispositivo da Multi? O que ele oferece de destaques ao usuário? Você vai conferir todos os detalhes agora, na nossa análise completa.

Design e conectividade

O design dele se assemelha a outros modelos de 10 polegadas. Temos aqui um visual que prioriza a visualização no formato paisagem, pela posição das câmeras no centro e dos botões de volume e energia nas laterais.

A construção dele é inteiramente de plástico, com um acabamento que parece metálico, para dar uma aparência mais premium. Mesmo assim, a sensação é de uma boa durabilidade do produto.

As dimensões não ficam tão longe do que vemos em rivais, mas as bordas poderiam ser menores. A espessura de pouco menos de um centímetro e o peso de 860 gramas não devem atrapalhar tanto no conforto, só que um uso prolongado na mão talvez traga algum incômodo.

Um dos pontos de destaque aqui é a presença de um case na embalagem. Ele ajuda tanto a proteger o dispositivo quanto na hora de apoiá-lo em qualquer superfície, para melhorar a visualização de algum conteúdo.

O tablet suporta as tecnologias Bluetooth, GPS e Wi-Fi, além de ser compatível com as redes 4G e 3G, por meio do slot para chip de operadora. Assim, dá para usar tranquilamente este tablet com acesso à internet mesmo fora de casa.

A conectividade ainda se completa com a entrada para cartão de memória, a saída P2 para fones de ouvido e a porta USB-C, que serve na transferência de arquivos e na recarga da bateria.

Tela e som

O U10 vem com uma tela de 10,1 polegadas, do tipo LCD. Em outras palavras, não espere o melhor ângulo de visão neste painel, porém o tamanho grande deve ajudar a compensar na hora de visualizar o conteúdo. A resolução aqui fica limitada a HD, o que deixa as imagens com uma definição longe do ideal para as dimensões do display.

Nos nossos testes, o painel registrou um brilho máximo de 512 lux. Para efeitos de comparação, esse valor é comparável a celulares intermediários do momento. Ou seja, a luminosidade fica apenas na média e não chega a ser um destaque dele.

Um dos pontos negativos nesta tela é a falta de um tratamento antirreflexivo. Isso significa que você pode se enxergar no display ou ter a visualização prejudicada dependendo da iluminação no local.

Imagem: Wesley Moraes / TudoCelular.com

Na parte sonora, este tablet possui um sistema mono de alto-falante, o que acaba comprometendo tanto a potência do som quanto a experiência imersiva dos usuários.

O áudio tem um certo equilíbrio entre graves e agudos, só que os médios são quase inexistentes. Ao colocar o volume no máximo, a qualidade não se mantém. As frequências mais altas ficam estridentes, enquanto os baixos se mostram com um som robótico.

Desempenho e sistema

A Multi colocou uma plataforma Helio P22, da MediaTek, acompanhada de 3 GB de RAM e 64 GB de armazenamento. Pelo menos, há suporte para expansão de armazenamento por cartão microSD. A configuração já mostra que este é um tablet para tarefas básicas, com navegar na internet e ver algum filme ou série.

Os benchmarks confirmam isso, seja no AnTuTu ou no Geekbench. As pontuações ficam no mesmo patamar de celulares de entrada, para comprovar as limitações para ações mais exigentes, como uma edição de foto ou vídeo.

O hardware do tablet também não é tão potente para jogos. Alguns títulos mais leves e sem exigência até conseguem rodar sem grandes problemas. Quando vamos para games mais complexos, a falta de um chip mais poderoso fica evidente.

Call of Duty Mobile abriu com pequenos travamentos mesmo na qualidade gráfica baixa e com taxa de quadros na média. Fora que não foi possível habilitar antialiasing e outros recursos extras nele.

Imagem: Wesley Moraes / TudoCelular.com

O U10 vem equipado com o Android 12 de fábrica, com uma interface bastante simples. Ela não entrega recursos além do básico oferecido pelo Google. Também não espere receber atualizações por aqui. O aparelho ainda fica parado no pacote de segurança de julho de 2022 e não deve receber a versão 13 do “robozinho”.

Se tem algum diferencial no software, podemos citar o Google Kids Space. A plataforma da gigante de buscas para as crianças ajuda a organizar os jogos e conteúdos de educação com um visual mais intuitivo, além de preservar a segurança dos seus filhos.

Bateria

E o que vemos aqui em bateria? A Multi não chegou a colocar uma grande capacidade aqui, que fica nos 6.000 mAh. O mercado de tablets não costuma apostar em longas durações, então não temos nada fora do comum neste modelo.

Nos nossos testes, o U10 foi capaz de reproduzir aproximadamente 7 horas de vídeo no YouTube, com um brilho configurado em 50%. É um tempo compatível com o tamanho da bateria, por mais que pudesse ser melhor.

Imagem: Wesley Moraes / TudoCelular.com

A parte decepcionante ficou por conta do carregamento. Com o adaptador que já vem na embalagem, este dispositivo não chega nem a 20% do processo em meia hora conectado na tomada.

O aparelho da Multi levou um total de 3 horas e meia até completar todo o processo. Um tempo bastante elevado, se pensar que ele representa metade da autonomia total em reprodução de vídeo.

Câmeras

Este tablet da Multi vem com uma câmera principal na traseira de 8 MP. A resolução baixa impede texturas de alta qualidade na hora de ampliar a imagem, mas durante o dia, você ainda vai ter fotos razoáveis. À noite, as capturas ficam escuras e dependem de uma boa fonte de luz para não ser dominadas pelos ruídos.

Na frente, aparece um sensor para selfies de 5 MP. Esta é mais simples que o de trás e apenas deve servir para fotos em redes sociais, em boas condições de luz. No modo retrato, a câmera desativa o HDR, o que deixa o fundo estourado. Já em locais escuros, os registros acabam sofrendo com os granulados.

Uma função aceitável para o U10 neste quesito é a gravação de vídeos, mesmo em baixa qualidade. Tanto a lente traseira quanto a frontal suportam filmagens na resolução HD, o que pode ser útil para alguns casos mais estáticos, como uma videoconferência.

Considerações finais

O tablet da Multi entrega uma experiência satisfatória para tarefas mais básicas. A construção dele não é a mais avançada no mercado, mas a presença do case com suporte facilita o uso com o produto apoiado.

A tela possui um brilho mediano e uma resolução abaixo do desejado para uma boa definição. Ainda assim, atende a quem não tem grandes exigências na hora de ver algum conteúdo. O suporte ao 4G também ajuda a dar mais utilidades ao dispositivo no uso fora de casa.

O hardware de entrada não traz uma grande potência e somente vai desempenhar bem em ações simples, como navegação na internet e alguns games leves. Pelo menos a bateria deve durar por uma quantidade mediana de horas de vídeo sem parar.

Como pontos negativos aqui, vemos o tempo de carregamento, que leva cerca de metade da duração total para chegar nos 100%, além do conjunto de câmeras de baixa resolução, que não empolga nas fotos nem nos vídeos.

Case com suporte na caixaTela grandeSuporte ao 4GBateria com duração mediana
Construção simplesBaixa resolução de telaHardware de entradaCarregamento demoradoCâmeras básicas

O Multi U10 ficou disponível no mercado brasileiro pelo preço sugerido de R$ 1.500, mas pode ser encontrado por algo perto de R$ 1.100 no varejo. Por praticamente a mesma faixa de preço, é possível encontrar o Nokia T20, que fornece mais desempenho e uma autonomia superior.

Já se quiser pagar um pouco a mais por um conjunto mais completo no geral, recomendamos partir para o Galaxy Tab S6 Lite. Ele é superior na parte multimídia, na duração da bateria e em performance para jogos, mas fica sem o Kids Space.

Você acha que este dispositivo atende bem às suas tarefas? O que mais te chamou a atenção nele? Compraria um para usar no seu cotidiano? Comente aí no espaço abaixo.


9

Comentários

Multi U10: bom tablet para tarefas básicas em todas as idades | Análise / Review

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas