Software 31 Out
O processador Dimensity 9200 foi anunciado pela MediaTek com recursos avançados como WiFi 7, Ray Tracing e mais há alguns dias e agora a vivo está apresentando um novo chip que promete elevar ainda mais as capacidades do dele.
Estamos falando do vivo V2 que foi revelado durante a conferência "Dual-Core X Imaging Technology Communication" que foi promovida pela fabricante chinesa.
O chip chega como o sucessor do vivo V1 Plus como uma colaboração entre ela e a MediaTek para processamento de imagem AI-ISP, inteligência artificial e conectividade fit dual-core com o Dimensity 9200 graças a sincronização de dois núcleos em 1/100 segundos.
Isto somente é possível graças a um acelerador de deep learning DLA-Vivo AI e uma unidade de SRAM com cache de alta capacidade enquanto reduz o consumo de energia em 99,2%, resultando numa relação de eficiência energética de 200% em comparação com memórias DDR tradicionais para NPUs.
Graças a estas especificações do vivo V2 traz recursos de aprimoramento de imagem como Ultra Zoom EIS com aproximação avançada e estabilização via IMU, OIS e EIS restaurando 35% da distância focal e aumentando a clareza de detalhes da imagem em até 5 vezes.
Demais novidades incluem latência zero ao capturar imagens, suporte a RawEnhance 2.0 que otimiza a iluminação com a sobreposição de algoritmos e a fusão de várias exposições.
O vivo V2 ainda promete trazer grandes benefícios de desempenho para o Dimensity 9200 como a fila multi-loop MCQ, um novo motor de processamento da CPU com até 8 canais de comunicação entre o chip e o armazenamento para aumentar a velocidade de resposta do smartphone.
Falando de desempenho, o vivo V2 permitiu que o Dimensity 9200 batesse o seu recorde no AnTuTu Lab ao atingir 1,28 milhão de pontos. Estas otimizações reduzem o consumo de energia durante jogos em 15%, reduzindo o uso do processador em 25% em comparação com o Dimensity 9000 em cenas com vídeos em 4K a 60 fps.
Falando em games, uma colaboração com os desenvolvedores de Honor of Kings permite jogar com taxa de 120 fps na qualidade extrema por uma hora mantendo o processador na temperatura de 26ºC, o que é impressionante, pois a maioria dos celulares chega a passar de 39ºC durante tarefas como estas.
Há ainda um modo de proteção ocular que monitora o que está sendo exibido na tela e reduz a luz azul para menos de 5% com algoritmos de inteligência artificial alterando as cores da tela em apenas 12%.
Se você costuma usar o modo Avião, saiba que o vivo V2 traz uma otimização para este recurso que reduz o consumo de energia do aparelho em 30% quando ele estiver ativado, reativando as conexões em apenas 1,52 segundos ao desativá-lo.
Por fim, o vivo V2 traz também a nova APU Framework Fusion de 6ª geração com aceleração heterogênea de computação VCAP para melhorar a eficiência energética do chip ao digitalizar documentos e extrair textos de imagens.
A vivo não confirmou, mas é esperado que o vivo V2 esteja presente no vivo X90, o próximo topo de linha da fabricante chinesa que deve estrear o MediaTek Dimensity 9200.
Comentários