
22 Janeiro 2020
04 de abril de 2019 5
No final de março deste ano, a Agência Nacional de Telecomunicações terminou a última etapa de bloqueios do programa Celular Legal. A iniciativa busca restringir aparelhos piratas ou com alguma irregularidade no seu IMEI de operarem.
A Anatel ainda divulgou os resultados de acessos irregulares e bloqueados até o último mês de fevereiro, quando os dispositivos ilegais das regiões da última etapa já recebiam as mensagens com aviso de bloqueio.
Os números por enquanto revelados pela agência indicam uma quantidade elevada de aparelhos com algum tipo de ilegalidade. Ao todo, foram 531.446 acessos irregulares entre fevereiro de 2018 e o mesmo mês em 2019.
Os estados com maiores índices foram Goiás (98.629) e Distrito Federal (70.634). A quantidade reflete o tempo de ambos com o programa em vigor, uma vez que foram os pioneiros na aplicação do Celular Legal.
Mas a tendência é que eles sejam ultrapassados em breve por São Paulo. Estado mais populoso do Brasil, o território paulista já chegava a 50.984 alertas somente nos dois primeiros meses de implantação. Quando os dados do último mês forem atualizados, o número deverá crescer.
Do total de avisos emitidos, 244.217 dispositivos já foram bloqueados no período compreendido pelos dados da Anatel. Goiás lidera com 85.970 restrições; seguido pelo Distrito Federal, com 60.231.
O número somado deverá subir quando forem atualizadas as informações dos últimos estados que começaram os bloqueios no final de março, como São Paulo. É importante ressaltar que os bloqueios seguem em vigor nos primeiros estados, mesmo após o início das demais fases.
Como já foi abordado em uma coluna Detetive TudoCelular no ano passado, o programa Celular Legal – apesar do nome – não restringe somente smartphones. Os bloqueios se aplicam a quaisquer dispositivos piratas que acessarem uma rede móvel após o início do processo.
Aparelhos eletrônicos como tablets, smartwatches e máquinas de passar cartão de crédito estão suscetíveis ao bloqueio, caso não apresentem um IMEI válido ou tenham alguma restrição por roubo ou outra adulteração.
Produtos importados que tenham uma certificação oficial de algum órgão regulador estrangeiro não serão restringidos, a menos que haja algum dos casos listados no parágrafo anterior.
Para saber se o seu celular ou outro dispositivo não possui qualquer restrição, você poderá consultar o IMEI do aparelho – ao discar *#06# – na página dedicada dentro do sistema da Anatel (neste link).
Você ou algum conhecido teve dispositivo bloqueado pelo programa Celular Legal nos últimos meses? Relate para a gente no espaço abaixo.
Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max
Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada
Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos
Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas
Comentários