
Android 08 Abr
21 de agosto de 2019 35
Os smartphones estão adotando cada vez mais recursos em sua missão de substituir outros dispositivos que fazem parte do nosso dia a dia. O uso de aparelhos GPS está caindo, já que qualquer celular atual é capaz de oferecer localização em tempo real, usando satélites, redes móveis ou mesmo Wi-Fi.
No entanto, a precisão do GPS nem sempre é igual entre os smartphones. Alguns aparelhos são mais rápidos na conexão e encontram a posição do usuário mais rapidamente, além de entregar dados mais apurados para aplicativos que precisam de localização precisa, como apps de corrida ou carona.
Pensando nisso, o TudoCelular reuniu nesse guia os melhores smartphones para navegação GPS separados por marcas. Tenha em mente que flagships normalmente oferecem melhores resultados que aparelhos de entrada, mas a nossa lista não se resume apenas aos modelos mais caros de cada fabricante.
Daremos preferência a modelos mais recentes lançados nos últimos meses, mas alguns mais antigos também podem aparecer nosso guia.
O melhor é o Galaxy S9 Plus. O S9 é até mais barato, mas seu GPS é um pouco mais lento que o da variante Plus. Como a diferença no preço é pequena, o modelo maior acaba sendo mais indicado por ter outros diferenciais como a câmera dupla e a bateria maior.
Além de ser ótimo para qualquer tarefa que demande de GPS, o Galaxy S9 entrega um ótimo conjunto pelo preço que você pagará nele atualmente. Tem bom desempenho, suas câmeras agradam e sua tela apresenta brilho alto e cores vibrantes, além de som estéreo de qualidade.
A linha Galaxy é bastante apreciada entre os motoristas por ter GPS preciso e funcionar perfeitamente com o aplicativo da Uber e demais. E como Samsung tem um vasto catálogo de opções no mercado, você pode escolher o que mais te agrada e qual se encaixa melhor em seu orçamento.
Caso esteja indeciso entre tantas opções, recomendamos o Galaxy J4 ou J4 Plus (vá no mais barato). O seu GPS é rápido e preciso, até mais que alguns celulares tops de linha. Sua configuração é boa e não vai atrapalhar o uso do aplicativos de corridas mesmo que você tenha outros apps rodando em segundo plano.
Os celulares da Motorola são bastante criticados entre os motoristas por apresentarem falhas no GPS. Se você não deseja tomar prejuízo por rotas mal calculadas pelo aparelho é melhor não arriscar nos modelos da marca.
No entanto, caso ainda queira adquirir um celular Motorola para trabalhar com Uber e demais, recomendamos o Moto G6 Play. Ele é o menos problemático da linha e funcionará perfeitamente desde que você evite rotas com túneis, já que em locais fechados o aparelho perde o sinal do GPS com facilidade, mas em campo aberto funciona muito bem.
Se você é fã da Xiaomi ou prefere um celular com o famoso Android puro, recomendamos o Mi A2. O seu nível de precisão é ainda melhor que o do Galaxy J4 Plus, o que o torna perfeito para apps de corrida ou outras atividades que demandem uso intenso do GPS.
O seu ponto fraco é a bateria, que dura pouco com o GPS ligado, mas como você manterá o aparelho conectado no carregador veicular praticamente o tempo todo, isso não chegará a ser um problema.
Onde importar:
O Galaxy A30 é mais uma ótima opção para quem quer trabalhar com aplicativos de corrida. Comparado ao J4 você terá um celular mais rápido e ainda TV Digital para passar o tempo entre uma corrida e outra.
Seu GPS não é tão preciso quanto a opção mais barata, mas ainda assim funciona muito bem em qualquer tipo de situação, mesmo quando estiver chovendo ele não perderá o sinal como acontece com vários celulares nessa faixa de preço.
Os celulares da LG até que apresentam bom desempenho em GPS, mas alguns sofrem em situações climáticas mais adversas. Um exemplo disso são os aparelhos mais baratos da marca que chegam a travar quando a temperatura dentro do carro está muito alta.
Um que aguenta mais o calor sem reclamar é o G7 ThinQ. Sua certificação militar garante alta resistência também a impactos e água. Ele é um celular muito melhor que o Galaxy A30 e a diferença no preço não é muito grande.
Quer o melhor intermediário do momento? O Xiaomi Mi 9T é um smartphone que manda bem em tudo sem cobrar muito caro. O seu GPS está entre os mais rápidos dentre os modelos da chinesa e não fica atrás dos demais que citamos.
Ele registra bem as rotas e não falha mesmo em chuvas mais pesadas. De bônus, ainda tem sua bateria que dura bastante. Assim você não precisa ficar com o celular plugado no carregador veicular o tempo inteiro.
Onde importar:
iPhone também é ótimo para Uber e demais graças ao seu GPS rápido e preciso. O problema, como já imaginado é o preço. Se você faz questão de ter um celular da Maçã para trabalhar com apps de corrida, recomendamos o iPhone SE por ser a opção mais barata.
O lado ruim é sua tela pequena que pode dificultar um pouco para acompanhar as rotas do aplicativo. Uma boa alternativa seria o iPhone 6s Plus. Este é o modelo com tela grande mais barato da Apple atualmente.
O Xiaomi Mi 9 é o celular da Xiaomi com o melhor desempenho em GPS atualmente, e pode ser encontrado por pouco mais de R$ 2 mil no Brasil e até menos se você decidir importá-lo.
No geral, ele é um dos melhores celulares chineses e superar muito nacional mais caro em velocidade e duração de bateria. Seu conjunto de câmera também manda bem.
Por fim, temos o iPhone 7. Caso queira uma opção mais recente da Apple, este seria o celular da Maçã com o melhor custo-benefício atualmente. Ele tem ótimo desempenho de GPS e ainda recebe atualizações constantes do iOS.
Mesmo sendo mais antigo que os celulares com Android que citamos, ele entrega ótimo desempenho. Sua bateria não dura muito, mas você vai acabar mantendo o celular conectado no carregador veicular de qualquer forma.
Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max
Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada
Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos
Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas
Comentários