
06 Outubro 2022
29 de junho de 2018 41
Publicamos nas últimas semanas alguns guias de compras para ajudar leitores na busca por uma nova Smart TV, seja para assistir aos jogos da Copa do Mundo FIFA em grande estilo ou apenas para renovar a central de entretenimento do seu lar.
Agora, vamos comentar algumas funcionalidades presentes nos principais modelos listados em nossos guias que podem passar despercebidas por marinheiros de primeira viagem, já que de nada adianta gastar seu suado dinheiro para comprar um produto novo se você não souber extrair todo o seu potencial.
Vale lembrar, porém, que a localização dos recursos e a forma de utilizá-los pode variar de acordo com a marca de sua Smart TV e do sistema operacional utilizado pela fabricante, estando o campo de comentários mais abaixo livre para quem quiser tirar dúvidas.
Começamos por uma função presente em praticamente qualquer Smart TV disponível no mercado atualmente, onde é possível compartilhar o conteúdo exibido em seu computador, smartphone ou outro tipo de aparelho para a tela maior, algo especialmente útil em apresentações mas que serve também para assistir aquele vídeo divertido ou filme com maior conforto.
Vale notar que o espelhamento por Bluetooth, Miracast, DLNA ou outro padrão similar conta com um certo atraso, que pode ser imperceptível ou simplesmente não incomodar ao assistir vídeos mas que certamente não é o mais indicado para jogar devido ao tempo de resposta.
Dentre os modelos compatíveis com esta função, podemos destacar:
Como comentado acima, o espelhamento de tela não é exatamente a forma mais indicada para jogar os títulos de seu computador ou smartphone na Smart TV, e pensando justamente nisso a Valve desenvolveu o Steam Link. O aplicativo ainda está em fase de testes no Android e passou por problemas para ser publicado na loja do iOS, mas pode ser aproveitado em Smart TVs Samsung compatíveis para jogar os títulos presentes em seu computador.
É importante destacar que para uma experiência mais fluida e completa o computador deve estar conectado à mesma rede local da Smart TV por cabo, já que com ambos no Wi-Fi o atraso na comunicação pode atrapalhar um pouco a jogatina.
Dentre os modelos compatíveis com esta função, podemos destacar:
Existem momentos onde você está com as mãos ocupadas, sujas ou molhadas e precisa pausar o que está assistindo, mudar de canal ou reduzir o volume, então nada mais útil do que ter uma TV com suporte a comandos de voz, não é mesmo? Como geralmente o microfone para receber os comandos fica no próprio controle, basta se aproximar dele e falar normalmente, não precisando se preocupar em lambuzar tudo para realizar a ação desejada.
Infelizmente, temos um número mais limitado de modelos com suporte à esta função, além dos próprios comandos não serem tão amplos, servindo apenas para ajudar em um momento de maior necessidade.
Dentre os modelos compatíveis com esta função, podemos destacar:
Além dos comandos por voz, temos também alguns modelos de Smart TV compatíveis com controle por gestos, podendo ser estes realizados "no ar" e captados por um sensor de movimento presente no aparelho ou feitos no próprio controle, algo como acontece com o Wii da Nintendo.
A aplicação é basicamente a mesma que temos nos televisores com controle por voz, porém aqui temos algo mais voltado para quem não quer ficar "conversando" com a TV.
Dentre os modelos compatíveis com esta função, podemos destacar:
Caso você esteja planejando conectar um console ou computador na Smart TV para jogar, é importante garantir que ela possua não apenas um tempo de resposta rápido, mas também uma taxa de atualização capaz de entregar boa quantidade de quadros por segundo. Em alguns casos temos por padrão uma taxa mais baixa, sendo necessário escolher o modo de jogo para que o processador dê preferência para a fluidez, e assim "desbloqueie" algo mais fluido.
Dentre os modelos compatíveis com esta função, podemos destacar:
Se o seu foco é assistir programas com grade fixa, como jogos de futebol, novelas ou telejornais, é bom escolher uma Smart TV com a função Time Machine, sendo possível então retroceder no tempo para ver algo que acabou deixando passar. Além disso, aparelhos com esta funcionalidade geralmente permitem pausar a programação ou até mesmo gravar para assistir depois, algo muito útil para quem tem uma vida mais corrida.
Dentre os modelos compatíveis com esta função, podemos destacar:
Nada mais confuso do que ter vários controles sobre a mesinha de centro, sendo um para controlar a TV, outro o reprodutor de Blu-Ray, outro o ar-condicionado, etc. Pensando nisso, algumas fabricantes estão incluindo controles universais junto de suas Smart TVs, sendo possível configurá-los para enviar ações para todos estes eletrônicos mencionados e muitos outros, se livrando da confusão na hora de mudar de canal ou baixar a temperatura ambiente.
Dentre os modelos compatíveis com esta função, podemos destacar:
Em ano de Copa do Mundo FIFA, não poderíamos deixar de listar também o popular modo estádio, onde temos algumas mudanças na imagem com cores mais vibrantes e maior fluidez, além de ser possível em alguns casos alterar o foco do áudio para a arquibancada ou para o narrador, criando assim maior imersão ao assistir os jogos.
Dentre os modelos compatíveis com esta função, podemos destacar:
Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max
Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada
Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos
Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas
Comentários