
06 Outubro 2017
Samsung realizou evento em São Paulo nesta quinta-feira (5) para lançar no Brasil o seu mais recente flagship. O Galaxy Note 8 foi apresentado ao mundo em agosto, e depois de alguns meses de espera a novidade finalmente chega para os brasileiros.
A esta altura não há muito de novidade a se falar sobre o Galaxy Note 8. O smartphone é uma versão aprimorada do S8 lançado no começo do ano. Temos aqui um aparelho com design elegante e acabamento premium que mescla metal com vidro. No entanto, ele aposta em design mais sóbrio ao exagerar menos nas curvas, o que pode agradar ao público mais maduro.
O aparelho é o mesmo que foi lançado no exterior, e como já esperado chega ao mercado nacional com chipset Exynos, diferente da versão norte-americana com Snapdragon. Seus diferenciais para o Galaxy S8 ficam para a S Pen e a câmera dupla na traseira, mas há mais novidades do que estas no Note 8.
O Galaxy Note 8 traz a mesma tela infinita lançada no Galaxy S8, mas aqui oferecendo 6,3 polegadas. Enquanto a resolução e o tipo de painel seguem os mesmos de antes, a tela do aparelho é capaz de superar à do S8 em brilho e reprodução de cores, sendo eleita como a melhor tela do mercado atualmente.
Os cantos da tela estão menos arredondados, e o mesmo podemos dizer do vidro frontal que apresenta uma curvatura mais suave. Esta mudança foi feita para melhorar o uso com a S Pen; ficando mais fácil escrever ou desenhar por toda a extremidade da tela do aparelho.
E assim como no Galaxy S8, o Note 8 também não apresenta botões na parte frontal, onde o leitor biométrico fica localizado na parte traseira ao lado da câmera dupla. É uma pena que a empresa não tenha atendido as críticas feitas ao flagship anterior e colocado o leitor de digitais em local de mais fácil acesso – ainda mais quando estamos falando de um aparelho tão grande.
O Galaxy Note 8 nacional chega com o chipset Exynos 8895, já conhecido dos brasileiros. Ele oferece um processador octa-core com velocidade máxima de 2,3 GHz e GPU Mali-G71 MP20. O desempenho é o mesmo oferecido pelo Galaxy S8, mas aqui temos 6 GB de RAM para lidar com mais apps rodando ao mesmo tempo.
Outro diferencial está na versão do sistema. Aqui temos o Android 7.1.1 Nougat com a interface Samsung Experience 8.5, enquanto o Galaxy S8 ainda está com a mesma versão 7.0 desde o seu lançamento. No entanto, Samsung deverá levar sua nova interface para o modelo mais antigo quando o mesmo for atualizado para o Oreo.
Para quem possui o Galaxy S8, fica complicado indicar a troca pelo Note 8 se você espera ver uma diferença significativa em termos de desempenho. O destaque realmente fica para a câmera dupla e a S Pen.
Um dos diferenciais do Galaxy Note 8 está em sua câmera dupla. Enquanto o sensor principal de 12 megapixels oferece abertura f/1.7 e cuida de capturar as cores das fotos, o secundário oferece a mesma resolução, mas com abertura inferior de f/2.4. Seu diferencial está em capturar os detalhes em preto e branco, para reduzir o nível de ruídos em ambientes com pouca luz.
Além disso, a câmera secundária também ajuda a ampliar o fundo da foto para entregar resultados mais profissionais ao mesmo tempo que também permite aproximar o assunto em até 2x com o zoom óptico sem perda de qualidade. O usuário pode mesclar com o zoom digital e obter imagens mais limpas do que os demais aparelhos da empresa sem câmera dupla.
O usuário pode alterar o efeito de profundidade mesmo após ter salvo a foto. Para isso, basta acessar a imagem na galeria e selecionar o recurso 'Foco Seletivo'. Uma barra deslizável permite escolher o nível de intensidade e se o foco será dado ao objeto em primeiro plano ou ao fundo da imagem.
A linha Note sempre foi focada no multitarefas, e com o Note 8 não seria diferente. A S Pen não é apenas uma canetinha para você desenhar na tela, ela conta com alguns recursos para agilizar a execução de tarefas, como traduzir um termo para outro idioma ou ampliar uma imagem ou texto que normalmente não oferecem o recurso de zoom.
Você pode escrever mensagens animadas para os seus amigos ou deixar anotações na tela de bloqueio com o recurso Always on Display. Sem falar que ficou mais fácil escrever ou desenhar com a S Pen, que agora conta com ponta mais fina que o acessório do Galaxy Note 5 e possui 4.096 pontos de pressão diferentes.
A nova S Pen também conta com a mesma certificação IP68 presente no Galaxy Note 8. Isso significa que você pode usar ambos embaixo d’água, desde que a profundidade não ultrapasse 1,5 m ou o tempo de 30 minutos.
Galaxy Note 8 entra em pré-venda a partir de amanhã (6) por R$ 4.399 para a versão com 64 GB de memória e R$ 4.799 para o modelo com 128 GB de armazenamento. O novo flagship da Samsung estará disponível no mercado a partir de 21 de outubro na opção preta.
Os 2 mil primeiros que adquirirem o modelo de 128 GB na pré-venda e se cadastrarem no site da Samsung levarão dois brindes: o Samsung Dex Station, que permite usar o Galaxy Note 8 como PC ligado a um monitor, e também a base de carregamento sem fio da marca.
Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max
Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada
Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos
Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas
Comentários