Tech 19 Nov
O Linux foi contemplado com uma mesclagem do seu kernel para a versão 6.13 na última semana. O update se destaca por fornecer suporte a cartões SD e microSD de até 128 TB, em formatos com alta capacidade e velocidade.
Na prática, esta nova edição traz a compatibilidade com os padrões UHS-II e SDUC. O primeiro se trata do SD Ultra High-Speed II e possibilita velocidades de até 320 MB/s. Já o segundo se trata do SD de Ultra Capacidade, com um armazenamento máximo teórico de 128 TB.
A novidade faz com que o Linux 6.13 esteja pronto para os próximos produtos do setor que devem surgir no futuro. Isso porque, na atualidade, o máximo de espaço oferecido por um cartão SDUC é de 8 TB.
Por sua vez, a velocidade máxima dos cartões SD no formato UHS-II se assemelham mais a um SSD SATA comum em largura de banda. Ainda abaixo do SD Express, por exemplo, que já chegou a alcançar até 985 MB/s no PCIe 3.0. Espera-se que ele atinja até 3.940 MB/s, quando conectado a um PCIe 4.0.
Além da ampliação do suporte a cartões SD e microSD mais modernos, o novo kernel Linux também entrega correções de vários erros e melhorias na estabilidade das máquinas, especialmente em relação a problemas encontrados no próprio uso desse tipo de armazenamento externo.
O download do mais recente kernel 6.13 para o Linux e os detalhes do pacote completo podem ser encontrados no Git, por meio deste link. Vale lembrar que o sistema também havia recebido compatibilidade com o driver gráfico NVIDIA 550.135 na última semana.
E aí, gostou da ampliação do suporte a cartões SD no sistema operacional aberto? Responda no espaço abaixo.
Comentários