
Acessórios 12 Fev
04 de março de 2024 3
Um dos lançamentos do segundo semestre de 2023 no Brasil, o Edifier WH700NB é um fone de ouvido da linha principal da marca, com seu foco em entregar um produto com bons recursos a um preço acessível.
Será que o headset é uma boa opção em custo-benefício ao consumidor? O que ele entrega de destaques? O TudoCelular testou uma unidade dele nas últimas semanas e conta em detalhes para você.
O WH700NB chega no formato over ear, ou supra-auricular, com um formato que preza pela ergonomia. Ele conta com lados de tamanho ajustável e um encaixe que cobre todo o ouvido. A Edifier lançou este fone nas cores preta, cinza, azul e marfim – e aqui temos a primeira.
A construção externa dele é composta principalmente de plástico, uma estratégia nítida da empresa de baratear os custos do produto e de fornecer um corpo bem leve, pelo tamanho do produto. São 271 gramas que tornam a experiência bastante confortável em um uso prolongado.
A diferença fica para as dobradiças, feitas de metal, para garantir uma boa durabilidade nas partes flexíveis do fone. Sim, este modelo é dobrável e se torna bastante compacto quando colocado assim.
Deixar um lado em cima do outro permite apoiá-lo em qualquer superfície sem ocupar um grande volume, ou até mesmo facilita no transporte, caso vá colocá-lo em uma mochila ou bolsa, por exemplo.
Os earpads são substituíveis, mas eles passam uma boa longevidade. O mesmo material também está presente na parte de cima, na alça, onde fica apoiada a cabeça. Algo que ajuda bastante a manter a maciez no encaixe do produto. Ficou faltando nele uma resistência contra poeira e água. Então, evite utilizá-lo perto de uma piscina ou na chuva.
Os botões presentes nele estão localizados no lado direito apenas e são emborrachados. Há um principal para ligar e desligar – assim como pausar/reproduzir a música e atender/desligar uma chamada –, com os de baixar e aumentar o volume ao lado – também responsáveis por retroceder e avançar uma faixa, respectivamente. Um pouco mais afastado, está o botão de Bluetooth, que ativa o pareamento do fone e alterna entre os modos de audição, com um LED para orientação à direita.
A caixa não ocupa tanto espaço e traz o básico apenas. Além do fone de ouvido, você irá encontrar um cabo de carregamento USB-A para USB-C de apenas 50 cm e o manual de usuário.
Assim que é ligado pela primeira vez, o Edifier WH700NB entra em modo de pareamento para conexão com o dispositivo desejado. Ele traz compatibilidade com o Bluetooth 5.3 e não decepciona na estabilidade, no bom alcance e na latência. Dá para aproveitá-lo sem notar qualquer atraso entre fala e som.
A fabricante colocou suporte a dois dispositivos simultâneos. Para isso, depois de já estar com o primeiro ligado, basta pressionar e segurar por três segundos o botão Bluetooth, para entrar no modo de emparelhamento para mais um aparelho. Depois de pareado no segundo, volte no primeiro e conecte novamente, para ficar com os dois ao mesmo tempo.
A troca de um para o outro é bem suave e permite pausar a reprodução do primeiro. Isso significa que você poderá continuar a ouvir algo no PC, após parar para atender uma chamada no celular, por exemplo.
Outra característica importante dele o suporte ao aplicativo Edifier Connect. O app permite checar o nível da bateria, alternar entre os modos de audição, e ativar ou desativar o Game Mode.
A ferramenta ainda traz, na aba de efeitos sonoros, quatro perfis de áudio: Classic, Pop, Classical e Rock. Sentimos falta de um equalizador completo, que permitisse gerenciar as frequências de maneira individual.
O WH700NB vem equipado com um driver dinâmico de 40 mm, projetado para reforçar os graves e não decepcionar nas demais frequências. O acessório ainda traz uma resposta de frequências de 20 Hz a 20 khz, considerada a amplitude que o ouvido humano é capaz de ouvir, e tem codificação de áudio SBC, para amplo suporte, em troca de uma qualidade sonora inferior a outros como AAC e aptX.
E como ele se sai na prática? Ao considerar que este se trata de um fone de ouvido acessível, a qualidade de som surpreendeu positivamente. O áudio emitido tem bom equilíbrio entre graves, médios e agudos, ainda que não consiga emitir sons mais baixos de maneira tão encorpada, como demandam os usuários mais exigentes.
De toda a forma, o campo sonoro bastante amplo torna este fone de ouvido uma boa opção para qualquer gênero musical. Especialmente as batidas do pop. Um dos pontos negativos é a baixa potência sonora. O volume máximo não é tão forte e pode desagradar quem deseja ouvir música no alto.
Você ainda pode explorar algumas ferramentas no seu PC, como o Dolby Access, para amplificar a experiência, mas o fone vai enfrentar algumas distorções perceptíveis no áudio.
E quanto aos recursos extras? Você pode alternar entre o cancelamento de ruído e o som ambiente. O ANC funciona bem e consegue anular praticamente todos os sons externos, ao fornecer uma ótima imersão sem dar aquela sensação de aperto no ouvido.
Já o som ambiente pode ser configurado em três níveis de volume. O máximo não chega a deixar o som tão alto, então recomendamos utilizar sempre nele quando for ativar este recurso. Ainda há o Game Mode, que baixa a latência para 80 ms e ajuda a ter uma resposta mais rápida durante a sua jogatina.
A Edifier inseriu um único microfone no headset, equipado com cancelamento de ruído DNN (Rede Neural Profunda). Entendemos que seria melhor a presença de mais microfones para uma experiência melhor em ligações.
De toda a forma, as suas chamadas de voz terão uma qualidade decente. A pessoa do outro lado consegue ouvir com clareza o que for falado. Porém, o áudio um pouco abafado limita a nitidez do som. Ao menos, o barulho do ambiente consegue ser filtrado com eficiência.
Um dos destaques deste fone de ouvido é a sua bateria gigante. A Edifier promete uma autonomia de até 68 horas sem o cancelamento de ruído, ou de até 45 horas com o recurso habilitado.
Realizamos os nossos testes com o ANC e conectado majoritariamente em dois dispositivos ao mesmo tempo. Notamos aqui que ele chega no tempo. Conseguimos utilizar por cerca de 3 horas por dia durante duas semanas, até que o acessório descarregasse por completo.
E quanto ao carregamento, o que ele entrega? O processo é feito por meio da porta USB Tipo-C, localizada na parte direita do fone. A fabricante não divulga algum dado quanto ao tempo até concluir a tarefa.
No entanto, utilizamos um adaptador de tomada e tivemos um intervalo de 1 hora e 59 minutos, até retornar aos 100%. A espera não é tão baixa quanto poderia, porém parece satisfatória, ao considerarmos a grande duração que ela permite ao usuário.
O Edifier WH700NB é um bom fone de ouvido para o consumidor que deseja um modelo acessível no preço, sem abrir mão de uma qualidade sonora agradável e recursos extras, como ANC eficiente e um modo ambiente.
Ele acerta no conforto, ao vir com um corpo leve e um design ergonômico. Algo importante, por se tratar de um layout supra-auricular. A possibilidade de gerenciar as funções pelo aplicativo da Edifier também é outro ponto positivo dele, assim como o suporte à conexão em dois dispositivos ao mesmo tempo.
Mas o grande destaque fica por conta da sua bateria. Ter mais de 40 horas com cancelamento de ruído em funcionamento e ligado em dois aparelhos simultâneos deixa o usuário despreocupado em precisar colocá-lo na tomada por muitos dias. E mesmo o carregamento de cerca de duas horas acaba compensado pela grande autonomia.
Como principais pontos negativos, podemos citar a baixa potência sonora, o que torna o volume máximo ainda insuficiente para uma grande imersão na música; o microfone, que poderia oferecer vocais mais nítidos; e a falta de uma certificação de proteção contra água e poeira, para não gerar limitações no uso do produto em determinados ambientes.
A Edifier disponibiliza o WH700NB no mercado brasileiro pelo preço sugerido de R$ 349. Por isso, podemos considerar este produto um excelente custo-benefício disponível no país. Mas o que temos de concorrentes similares?
O JBL 770NC também oferece cancelamento de ruído e um formato over ear dobrável, além de graves mais reforçados, mas com uma duração de bateria inferior. Sem contar que você terá de desembolsar a mais por ele.
Já o QCY H3 ANC cobra um valor menor e mantém uma autonomia próxima ao rival da Edifier. Além disso, ele vem com Bluetooth 5.3 e driver dinâmico de 40 mm, fora o suporte a dois dispositivos simultâneos.
E aí, qual é a sua avaliação sobre o fone de ouvido WH700NB da Edifier? Conte para a gente no espaço abaixo.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários