
Curiosidade 25 Fev
28 de fevereiro de 2023 49
Atualização (28/02/2023) - FM
A Apple deve acatar às exigências das autoridades de mercado que exigem um padrão para comunicação e recarga de dispositivos móveis e lançar o iPhone 15 com USB-C, substituindo o Lightning. Por outro lado, rumores indicam que a big tech pode “capar” a porta universal em seus celulares para evitar uso de acessórios falsificados.
O ShrimpApplePro disse nesta terça-feira (28) que os acessórios poderão ter capacidades limitadas caso não sejam aprovados pela certificação da Apple. Isso significa que a fabricante pode reduzir a potência e velocidade de transferência de cabos, adaptadores e outros produtos se não passarem pelo programa “Made for iPhone”.
Desde sua introdução em 2012, acessórios com padrão Lightning devem passar pelo processo de certificação da Apple para que sejam considerados “genuínos”.
Com isso, um pequeno circuito integrado é instalado nesses acessórios para que sejam reconhecidos pelo iPhone. Produtos não certificados são rapidamente detectados pelo celular, que retorna uma mensagem informando que “o acessório não é suportado”.
"Made for iPhone" (Fabricado para iPhone) significa que um acessório eletrônico foi desenvolvido para conectar-se especificamente ao iPhone e foi certificado pelo desenvolvedor para atender aos padrões de desempenho da Apple.
Apple
Aparentemente, essa política de certificação deverá continuar em vigência com o lançamento do primeiro iPhone com USB-C. Mesmo com o novo padrão de conectividade, a gigante norte-americana exigirá que produtos compatíveis sejam “fabricados para iPhone”. Para isso, as fabricantes de acessórios devem pagar uma comissão à Apple.
A Apple não lista publicamente as especificações dos produtos compatíveis com seu padrão de qualidade, mas sua política não é totalmente prejudicial aos consumidores. Embora possa tornar os acessórios mais caros, a Apple garante que dispositivos falsificados causem danos ao hardware do celular ou acidentes graves.
O iPhone 15 e iPhone 15 Plus devem ser lançados em meados de setembro de 2023, e possivelmente terão capacidades inferiores às portas USB-C do iPhone 15 Pro e iPhone 15 Ultra (ou Pro Max), modelos mais caros.
Texto original (10/02/2023)
A Apple vem sendo pressionada pelo mercado e por autoridades regulamentadoras a adotar o padrão USB-C em seus celulares. A Maçã pode, finalmente, ceder e introduzir a mudança de entrada nos aparelhos neste ano com o iPhone 15.
Contudo, os mais recentes rumores sobre o assunto apontam que a Apple estaria trabalhando para limitar a porta USB-C do iPhone 15 e dificultar o uso de acessórios não certificados pela empresa. A informação veio de uma publicação na rede social chinesa Weibo.
O boato declara que a Apple desenvolveu sua própria variante de USB-C para a linha iPhone 15 deste ano e vem de um usuário que afirma ser um especialista em circuitos integrados com 25 anos de experiência de trabalho em processadores Pentium da Intel.
As interfaces de circuito integrado (IC) são chips usados para gerenciar o compartilhamento de informações entre dispositivos. Desde sua introdução em 2012, as portas e conectores Lightning certificados pela MFi contêm um pequeno IC para confirmar a sua autenticidade.
Diante disso, cabos de carregamento de terceiros não certificados por MFi, por exemplo, não possuem esse chip, e costumam levar a avisos na tela do aparelho como: "Este acessório não é compatível" quando o usuário tenta conectá-los nos dispositivos Apple.
O chip autenticador permite que a Apple incentive os clientes a comprar periféricos genuínos do iPhone e receber uma comissão sobre os acessórios certificados pela MFi, mas também permite que a Maçã lide com acessórios falsificados e potencialmente perigosos.
Vale ressaltar que a interface USB-C atualmente utilizada pela Apple na 10ª geração do iPad, iPad mini, iPad Air e iPad Pro não contém um chip IC para autenticação, o que significa que esta seria a primeira vez para portas deste tipo oferecidas pela empresa.
Não está claro se essa adição pode ter implicações importantes para a funcionalidade dos novos dispositivos, mas é possível que a Apple limite recursos como carregamento rápido e transferência de dados em alta velocidade para cabos certificados pela Apple e MFi.
Como apontou o analista Ming-Chi Kuo, a porta USB-C no iPhone 15 e Plus pode permanecer limitada às velocidades USB 2.0, a mesma do Lightning. Apenas os modelos Pro e Pro Max, aparentemente, terão velocidades de carregamento mais rápidas.
Com isso, a única grande diferença entre o Lightning e o USB-C nos modelos iPhone 15 sem o Pro pode ser simplesmente a forma física do conector. De todo modo, só nos resta aguardar os detalhes oficiais. A Apple não comenta rumores.
Você acredita que o iPhone 15 vai introduzir quais novidades? Diz pra gente nos comentários logo abaixo!
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários