Apple 27 Mai
O Fire Stick é um aparelho da Amazon que é capaz de transformar qualquer TV com entrada HDMI em uma TV inteligente com sistema operacional baseado no Android TV. Para isso, basta plugá-lo em uma entrada da TV e conectá-lo a uma fonte de energia, que pode ser tanto uma tomada, quanto uma entrada USB da própria TV, caso ela possua.
O acessório é vendido no site oficial da empresa e nele já vem pré-carregado alguns aplicativos da própria empresa, como o Amazon Prime Video - serviço de streaming da empresa e maior concorrente da Netflix no Brasil - e o Amazon Music, serviço de streaming que compete com YouTube Music, Spotify e Deezer.
Além dos aplicativos pré-carregados, ainda há uma grande variedade de aplicativos que podem ser baixados na loja da Amazon, como o app da Netflix e do YouTube, este que foi adicionado oficialmente à loja recentemente, após um longo período de disputa com a Google.
No entanto, ainda há um grande número de apps que não são disponíveis para download oficial no dispositivo. Entre os aplicativos que não podem ser baixados oficialmente nele estão Globo Play e HBO GO, dois serviços de streaming bastante utilizados e que fazem falta para aqueles que têm, ou querem comprar, um Fire Stick.
O dongle, entretanto, possui um sistema operacional próprio chamado Fire OS – e que é baseado no Android TV – o que, na teoria, permite ao usuário instalar qualquer aplicativo compatível com o sistema do Google. Porém há um macete que precisa ser feito para isso, já que esses aplicativos não estão disponíveis oficialmente para o aparelho.
O primeiro a ser feito é baixar um app chamado Downloader. Este está disponível na própria loja da Amazon e pode ser encontrado acessando Aplicativos > Utilitários.
Depois de baixá-lo, acesse as configurações do Fire Stick e clique em Meu Fire TV e depois em Opções do Desenvolvedor. Nessa tela, as opções “Depuração ADB” e “Aplicativos de fontes desconhecidas” devem ficar ligadas.
Após isso, volte para a primeira tela de configurações e acesse "Preferências". Em “Configurações de privacidade”, e “Monitoramento de dados”, todas as opções devem ser desabilitadas.
A partir desse momento começamos a baixar aplicativos fora da loja da Amazon. Acesse o recém baixado app “Downloader”. Sua tela inicial terá uma barra de endereços, onde deverá ser inserido http://firesticktricks.com/store. Ao clicar em “Go”, o app começará a baixar o aplicativo AptoideTV.
Quando terminar de instalar o AptoideTV o sistema do Fire Stick vai perguntar se quer abrir ou concluir a instalação. Clique em "Concluir" para voltar e aparecerá uma nova janela de confirmação, perguntando o que fazer com o arquivo baixado. Você poderá deletar o arquivo, para não ocupar espaço do armazenamento, pois ele serviu apenas para instalar o app.
Agora vá para tela home e procure por ele. Ao abrir o AptoideTV você vai se deparar com os principais aplicativos da loja, alguns já disponíveis na Amazon Store. Então clique no ícone de pesquisa no canto superior esquerdo para pesquisar o app desejado.
Depois de pesquisar, o aptoideTV irá destacar os aplicativos que são otimizados para Android TV (se houver) e abaixo estarão outras opções de download. Ressaltamos que aplicações que não são otimizados poderão apresentar mais bugs ou até mesmo funcionar. Agora é só clicar no app desejado e depois em instalar.
Ao terminar o download, basta voltar para a tela Home e procurar pelo aplicativo recém-instalado. Vale destacar que, como são aplicativos instalados fora da loja oficial, eles não foram testados pela Amazon e podem apresentar alguns bugs, então cabe ao usuário testar cada um deles para verificar a compatibilidade.
O TudoCelular destaca que não incentivamos a pirataria, então o cuidado com os aplicativos baixados via AptoideTV deve partir do usuário e que esse tutorial é destinado para download de aplicativos de streaming disponibilizados oficialmente por suas respectivas empresas.
Confira também: Xiaomi Mi TV Stick surge em loja e pode ser o novo concorrente do Chromecast e Fire TV
Comentários