LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Huawei Watch GT 2: ótima bateria e funções úteis, mas a um detalhe da perfeição | Análise/Review

08 de abril de 2020 16

Avançando na sua guerra contra grandes concorrentes como Samsung e Apple no ramo de relógios inteligentes, a Huawei lançou no final do ano passado o Watch GT 2, com design circular e dois formatos diferentes, indo de um visual mais minimalista até um mais esportivo. Mas será que a proposta da gigante chinesa é boa o suficiente para encarar o Apple Watch Series 5, o Galaxy Watch Active 2 e os vários outros modelos oferecidos por Xiaomi e Amazfit? É o que você descobre nesta análise completa.

Construção e design

Como citado anteriormente, o GT 2 chegou ao mercado em duas variantes diferentes, de 42 e essa aqui com 46mm, e apesar disso significar, em outras marcas, apenas o tamanho da caixa do relógio, aqui essa medida ganha um novo conceito.

Enquanto o modelo de 42 mm traz um design mais minimalista e elegante, se assemelhando aos relógios analógicos de ponteiro com pulseira de couro, esse de 46 mm traz um visual mais esportivo que casa perfeitamente com as mais diversas práticas esportivas.

Mas não se engane, apesar da preferência por um design em específico ser uma questão de gosto, a Huawei caprichou no acabamento do novo relógio e acreditamos que, assim como o que temos em mãos, o modelo de 42mm não deixa a desejar em qualidade de construção.

Pulseira e caixa

Apesar de ter a opção de pulseiras feitas em couro, para o de 42mm, e em metal, para o de 46, o GT 2 sai da caixa, na sua opção básica, pelo menos no modelo esportivo que temos em mãos, com uma pulseira de material emborrachado – o mesmo visto no Samsung Galaxy Watch Active 2; passando a impressão de durabilidade e qualidade, sendo relativamente espessa e trazendo o nome do modelo gravado.

Essa mesma impressão também é passada pela caixa do relógio. Fabricada em uma combinação de metal escovado e plástico duro de boa qualidade, com dois botões localizados na parte direita. A caixa do vestível entrega um aspecto bastante premium, apesar de ficar um pouco abaixo de outros modelos da concorrência, fabricados totalmente em metal.

Mas isso pode ser visto de forma positiva, já que impacta diretamente no peso. O conjunto completo acaba não pesando muito no braço e a sua espessura de, no máximo, 11 mm para o modelo esportivo, deixa toda a experiência bastante agradável, dando liberdade ao pulso.

Tela

Segundo a Huawei, a adoção de uma tela com acabamento em vidro 3D é um novo passo para o setor, mas a verdade é que laterais com cantos arredondados não passam de algo já visto há algum tempo em modelos como o Apple Watch ou até mesmo o Amazfit GTS, sem falar de smartphones das mais variadas marcas, com seus vidros com bordas em acabamento 2,5D.

Mas não leve isso como algo negativo. Apesar desse tipo de acabamento não ser algo novo para o mercado, seguindo o padrão visto no resto do vestível, a tela AMOLED do modelo é de excelente qualidade, e seu vidro cobre toda a parte frontal do relógio. Além disso, o ótimo brilho, suficiente em ambientes mais claros sob incisão direta da luz do sol, e a boa responsividade ao toque, garantem uma experiência de uso bastante agradável.

Funções, sistema e app

Rodando uma solução própria de sistema operacional – seguindo o que é visto com outras chinesas, esse aspecto pode colocar o GT 2 um passo atrás em relação a concorrência e explico o motivo um pouco adiante. Antes, vale conferir tudo o que ele tem a oferecer, como, por exemplo, permitir atender e conduzir as chamadas que chegam pelo smartphone, Android ou até mesmo o seu iPhone, e com bom volume do sistema de som.

E aqui já podemos citar outro recurso interessante, você pode armazenar suas músicas na memória interna de 4 GB do relógio para também ouvir pelo sistema de som integrado, mas aí o volume já não satisfaz. Até porque o real motivo de poder levar suas músicas no pulso é que você pode parear um fone sem fio via bluetooth com o relógio e deixar o celular de lado durante uma atividade física, por exemplo.

Por falar em práticas saudáveis, o Watch GT 2 monitora as atividades diárias. É possível escolher entre mais de dez tipos diferentes de atividades físicas, de caminhada ao ar livre até Triatlo – que engloba natação, ciclismo e corrida em apenas um circuito. Isso tudo com direito a monitoramento em tempo real de batimentos cardíacos, posicionamento através do GPS e um treinador virtual, que fala, em inglês, algumas frases em meio a prática da atividade.

Há ainda o acompanhamento do sono, mostrando o as fases e o tempo recomendado, os níveis de estresse, permite definir alarmes, checar a previsão do tempo e visualizar as notificações do celular. E se você tiver um recurso preferido e mais acessado, ainda pode configurar o botão físico secundário para acionar rapidamente. Mas… voltando para aquele detalhe negativo sobre o sistema, esqueça aplicativos de terceiros, nada de pedir um Uber pelo relógio, dentre outras possibilidades que se tornam impossíveis sem esse tipo de suporte.

Huawei Health

Ressaltando um pouco o fator saúde, o registro de suas atividades poder ser visto diretamente na tela do próprio relógio, mas tudo fica ainda mais completo quando é feita a sincronização dos dados coletados com o Huawei Health, que tem versão tanto para Android, quanto para IOS.

De forma semelhante ao que é visto em aplicativos como o Mi Fit, da Xiaomi, ou o Galaxy Wearable, da Samsung, o aplicativo da Huawei é capaz de exibir gráficos mais detalhados das atividades e do dia a dia do usuário, trazendo relatórios de passos, sono, batimento, peso e estresse. Mas não para por aí! É possível também conferir o nível de carga do relógio, definir configurações um pouco mais avançadas e, passando para o próximo tópico da nossa análise, baixar e definir outras watchfaces.

Huawei Health

Desenvolvedor: Huawei

Grátis

Tamanho: 100 MB ~ 200 MB

Watchfaces

Apesar do GT2 trazer poucos mostradores em sua memória interna, podendo inclusive não agradar o gosto de todos os seus usuários, o número de watchfaces disponíveis para download através do aplicativo oficial da companhia é bem grande, passando de 30 opções; sendo possível ainda recorrer a criações de terceiros em vários sites na internet.

No entanto, apesar dessa variedade, quem gosta da personalização vista em modelos como o da Apple ou até mesmo da Amazfit, como é o caso do GTS, pode se decepcionar, já que os mostradores são “fixos” e não podem ter seus elementos trocados – como alterar a seção de previsão do tempo por batimentos cardíacos, por exemplo; o que pode acabar deixando a desejar. Por outro lado, você também pode definir uma imagem da galeria do celular, para fazer aquela média com a esposa ou aplacar a saudade dos filhos, por exemplo.

Bateria

Chegamos agora em um grande ponto alto desse relógio. Equipado com o Kirin A1, primeiro chip vestível fabricado pela Huawei, a promessa da fabricante é que o GT2 passe até duas semanas sem precisar carregar – isso, em sua versão de 46mm e atendendo a algumas condições de uso.

Mantendo tudo ativado, inclusive a chegada constante de notificações do smartphone, o relógio da gigante chinesa atingiu, em nosso uso, a incrível marca de 10 dias longe das tomadas; valor bastante impressionante se levarmos em consideração os concorrentes da mesma faixa de mercado.

Ou seja, enquanto o recente relógio fabricado pela Apple consegue, em meio a percalços, atingir a marca dos dois dias ininterruptos de uso, o vestível da Huawei ultrapassa essa fronteira com louvor, podendo inclusive ter sua autonomia comparada a modelos mais simples, como o GTS, da Amazfit, que por ter um funcionamento menos rebuscado e pertencer a uma faixa de preço menor, costuma ter uma bateria melhor. Vale destacar ainda que após descarregar a bateria, você só precisará de pouco mais de 1 hora para tê-lo novamente com 100% de carga para colocar no pulso e enfrentar mais vários dias gastando energia sem se preocupar.

Conclusão

Vale a pena comprar o Huawei Watch GT2? Como sempre, essa é uma questão subjetiva em que a resposta costuma variar de acordo com a sua preferência e com o seu bolso. De qualquer forma, estamos aqui para te ajudar da melhor forma possível.

Podendo ser encontrado por valores que partem da casa dos R$ 1.400 em sua versão inicial, o Huawei Watch GT2 pode não ser uma boa opção para quem procura um relógio mais independente que suporte até mesmo aplicativos de terceiros, mas, com sua ótima bateria, funções “básicas” para quem quer um monitor de atividades de aspecto e construção premium, com design diferenciado e, ao gosto de muitos, elegante, o Huawei Watch GT2 é sem dúvida uma escolha acertada, não sendo insuficiente em nenhum minuto.

BateriaConstruçãoRecursos para esportistas
Sem suporte a apps de terceirosVidro poderia ser mais resistente
Ofertas do Watch GT2

As melhores ofertas do Huawei Watch GT 2 estão logo abaixo. Aproveita para comentar se você acha importante ter suporte a aplicativos de terceiros em relógios inteligentes ou se não é algo que faz tanta falta.


16

Comentários

Huawei Watch GT 2: ótima bateria e funções úteis, mas a um detalhe da perfeição | Análise/Review
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Software

Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2