LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Apple cresce, Dell encolhe e Lenovo lidera mercado de notebooks e desktops no 1º trimestre

09 de abril de 2024 8

O mercado global de computadores pessoais está mostrando seus primeiros indícios de recuperação após dois anos em declínio, segundo uma pesquisa divulgada pela IDC na segunda-feira (08). Durante o 1º trimestre, 59,8 milhões de dispositivos foram enviados ao varejo, registrando um crescendo de 1,5% em relação ao mesmo período em 2023.

Segundo os resultados preliminares, a Lenovo reforçou sua liderança no segmento ao enviar cerca de 13,7 milhões de dispositivos, registrando um crescimento de 7,8% em comparação ao seu próprio desempenho no 1º trimestre de 2023. A HP, em 2º lugar, teve um aumento tímido de 0,2% nas remessas. A Dell, por sua vez, encolheu 2,2%.

Entre as seis maiores fabricantes do segmento, a marca que exibe maior crescimento ano a ano é a Apple. A empresa saltou para 4,8 milhões de desktops e notebooks embarcados no 1º trimestre, impulsionada pelo lançamento do MacBook Air e Pro com os novos processadores M3, M3 Pro e M3 Max, que causou uma redução nos preços de gerações anteriores.

Com a inflação tendendo a diminuir, as remessas de computadores pessoais — grupo que inclui somente desktops, notebooks e workstations, excluindo tablets — começaram a se recuperar na maioria nas Américas, Europa, Oriente Médio e África, segundo a IDC.

Queda da demanda chinesa afeta vendas de desktops (Imagem: Dell)

No entanto, as pressões deflacionárias na China impactaram diretamente o mercado do PC. Como maior consumidor de desktops do mundo, o país registrou uma queda na demanda que reverberou em nível global, agravando a desafiadora situação dos computadores de mesa que, nos últimos anos, vêm sofrendo com a forte preferência do público pelos notebooks.

Analistas esperam que o desempenho do mercado seja mais positivo em 2024. Um dos fatores que contribuirão para a recuperação do segmento será a popularização do “PC de IA”, isto é, dispositivos que possuem chips preparados para aplicações de inteligência artificial, com o Intel Core Ultra, AMD Ryzen 8000, Snapdragon X Elite e Apple M3.

O conceito já está sendo explorado pelo universo do Windows, que possui uma variedade de funções de inteligência artificial, incluindo um assistente virtual baseado na tecnologia, o Copilot no Windows. No entanto, espera-se que a Apple também introduza recursos de IA no Mac com o lançamento da atualização para o macOS 15.

(Imagem: Reprodução)

“Apesar das dificuldades da China, espera-se que a recuperação continue em 2024, à medida que os PCs de IA mais recentes chegarem às prateleiras no final deste ano e à medida que os compradores comerciais começarem a atualizar os computadores que foram comprados durante a pandemia”, disse Jitesh Ubrani, gerente de pesquisa na IDC.

Veja mais!


8

Comentários

Apple cresce, Dell encolhe e Lenovo lidera mercado de notebooks e desktops no 1º trimestre
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Software

Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2