LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

ASUS Zenbook A14: notebook com Snapdragon foca em bateria e portabilidade | Análise / Review

27 de março de 2025 3

A ASUS lançou o Zenbook A14 (UX3407QA) como o seu mais novo notebook ultrafino e ultraleve do portfólio no mercado brasileiro. Ele integra o padrão Copilot+ PC, por vir equipado com o mais recente processador Snapdragon X da Qualcomm, além de ter recursos de Inteligência Artificial.

Como é a experiência do usuário com este laptop? Quais são as principais características que ele entrega? O TudoCelular testou antecipadamente este modelo e conta em detalhes a você nesta análise completa.

Design e conectividade

Esta máquina conta com um chassi do tipo Ceraluminum, um material desenvolvido pela marca que combina a leveza e a durabilidade do alumínio com a propriedade anti-arranhões da cerâmica.

Graças a essa característica, o Zenbook A14 é considerado o Copilot+ PC mais leve já lançado, com um peso de apenas 980 gramas e uma espessura de 1,59 cm. O foco desta máquina está em ser leve e compacta o suficiente para ser transportada a qualquer lugar sem gerar incômodos ou volume na mochila ou na bagagem. E cumpre bem com essa proposta.

Imagens: Rafael Barbosa / TudoCelular.com

O teclado é do tipo ErgoSense, no padrão ABNT, e agrada no espaçamento das teclas e no deslocamento de 1,3 mm, para uma experiência satisfatória como já visto em outros modelos da marca. Ele é retroiluminado, com nível ajustável de luz. Também há resistência a manchas nele, para ajudar a manter o visual sem desgaste com o tempo.

Aqui você vai encontrar uma tecla dedicada ao Copilot, mas nada de leitor biométrico para aumentar a segurança da entrada. Pelo menos, há suporte para reconhecimento facial pela webcam Full HD combinada com o sensor infravermelho, que funciona bem mesmo em locais pouco iluminados.

Imagens: Rafael Barbosa / TudoCelular.com

O touchpad também é do tipo ErgoSense e foge do material do restante do corpo por ser feito de vidro. O tamanho está acima da média para a categoria e fornece uma experiência de toque bastante satisfatória, sem falar nos atalhos para ajustar o volume, o brilho da tela ou avançar e reproduzir uma faixa, por meio de gestos nas laterais e na porção superior.

Outro ponto positivo no design se trata da dobradiça do tipo EasyLift. Ela promete exigir 25% menos força e isso fica nítido na hora de levantar ou baixar a tampa. Dá para fazer a ação com uma mão sem dificuldade.

O conjunto de portas deste Zenbook chega com uma USB 3.2 Gen 2 Tipo A do lado direito, além de uma HDMI 2.1, duas USB 4 Tipo-C e um jack de áudio para fones de ouvido e microfone na lateral esquerda. Ficou faltando aqui um slot para cartão microSD. A conectividade se completa com Wi-Fi 6E e Bluetooth 5.3.

A caixa deste modelo não traz acessórios adicionais, mas sim apenas o básico. Ela vem acompanhada pelo notebook, pelo cabo de energia com a fonte de 65W e pelos manuais do usuário.

Tela e som

A ASUS colocou uma tela do tipo Lumina OLED de 14 polegadas neste laptop. Temos aqui um brilho máximo prometido de 600 nits. Apesar de o pico ser bem iluminado, vimos que o nível médio possa ficar um pouco abaixo do desejado por usuários exigentes.

As cores cobrem até 100% do padrão DCI-P3 e agradam na visualização. O painel exibe tons vibrantes e com boa precisão em qualquer condição. A resolução é de 1920 x 1200 pixels, com boa definição para este tamanho.

Imagens: Rafael Barbosa / TudoCelular.com

Uma pena que a taxa de atualização fica limitada a 60 Hz, o que deixa a fluidez sem ser um diferencial para este modelo. Mas como não consiste em um modelo gamer, fica afastada a recomendação para jogos aqui.

A falta de tratamento antirreflexo também pode atrapalhar a experiência em alguns momentos, devido ao reflexo quando está posicionado contra a luz. Também não há nele suporte a Dolby Vision.

Imagem: Rafael Barbosa / TudoCelular.com

O Zenbook A14 contém um sistema de áudio estéreo, composto por um alto-falante de cada lado da base. Questionada pelo TudoCelular, a ASUS afirmou que a potência pode chegar a 80 dB. Na prática, temos uma ótima experiência sonora.

O volume máximo consegue cobrir bem um cômodo inteiro, enquanto a qualidade acerta no bom equilíbrio entre frequências, ainda que os subgraves fiquem um pouco abaixo, com destaque maior para os médios-graves. O suporte a Dolby Atmos com equalizador completo e perfis específicos ajuda a deixar o som conforme a sua preferência.

Desempenho e sistema

O ASUS Zenbook A14 vem equipado com o processador Snapdragon X da Qualcomm, no modelo X1 26 100, que tem 8 núcleos de até 2,97 GHz, GPU Qualcomm Adreno e uma NPU Hexagon de até 45 TOPS. O conjunto de memórias chega com 32 GB de memória RAM LPDDR5x e 1 TB de armazenamento interno em SSD PCIe 4.0.

Por este ser o chip mais modesto da Qualcomm para PCs, não espere aqui um desempenho exemplar para tarefas mais complexas, como edições pesadas e tarefas mais complexas. Mesmo assim, você conseguirá fazer ações básicas sem sentir travamentos, além de abrir aplicativos rapidamente e manter várias abas abertas no navegador sem perda de desempenho.

A fabricante ainda promete uma performance na bateria similar à entregue com o notebook conectado na tomada. Até notamos que a usabilidade se mantém. No entanto, quando a carga está baixa e o sistema habilita o modo de economia de energia, sentimos uma queda acima da média no desempenho, inclusive com limitações na rede e dificuldade para carregar imagens e páginas da web.

Nos benchmarks, o PCMark 10 não rodou devido ao chip Arm. No entanto, o 3DMark mostrou como a GPU Adreno ainda é básica neste conjunto. O Steel Nomad Light ficou em uma média de 1.200, com uma ligeira vantagem para as aplicações em Vulkan na comparação com o DirectX12.

Já o Solar Bay, voltado a PCs portáteis, registrou pouco menos de 6.000 pontos, bem abaixo da média e que demonstra não dar conta em demandas gráficas mais exigentes.

Imagem: Rafael Barbosa / TudoCelular.com

E será que é possível rodar jogos básicos nesta máquina? A própria presença de um chip com arquitetura Arm já impede alguns títulos de rodarem, como é o caso que vimos em Fall Guys.

Rodamos Counter Strike 2 aqui, mas a performance fica abaixo do desejado mesmo na qualidade gráfica baixa, com uma taxa de quadros quase sempre abaixo dos 30 fps e com engasgos que torna inviável a jogatina.

O Zenbook A14 sai da caixa com o Windows 11 Home como sistema operacional nativo. Além do Copilot integrado e com tecla dedicada, com já mencionamos, a taiwanesa acrescenta alguns poucos programas de fábrica.

Um deles é o MyASUS, que gerencia desde o cancelamento de ruído no alto-falante e no microfone embutidos, até o modo de energia da bateria. Também está presente o ScreenXpert, para quem deseja fazer ajustes finos no multimídia.

Bateria

A bateria inserida pela fabricante possui uma capacidade de 70 Wh e promete até 32 horas de reprodução de vídeo sem Wi-Fi, até 28 horas em streamings online e até 19,5 horas de navegação na web ininterrupta. O que temos na prática?

Fizemos os nossos testes que simulam um dia normal de trabalho, com navegação pelo Microsoft Edge, edição de texto pelo Word e troca de mensagens no Telegram. Nesse cenário, chegamos ao tempo total de 15 horas e 47 minutos.

Imagem: Rafael Barbosa / TudoCelular.com

Quando passamos ao carregamento, a fabricante taiwanesa envia um adaptador de tomada com potência de 65W na embalagem e promete 60% de carga em 49 minutos. O que tivemos nos nossos testes?

Vimos que ele chegou a 37% em meia-hora conectado. Contudo, os 100% somente foram alcançados depois de 2 horas e 10 minutos. O tempo não empolga, porém é compensado pela autonomia gigante.

Considerações finais

O ASUS Zenbook A14 chegou com o foco no público viajante, que precisa de um notebook compacto, leve e com uma longa duração de bateria para a utilização fora de casa, na estrada ou longe de uma tomada.

Além da autonomia e da portabilidade, a parte multimídia deste laptop também agrada, com uma tela OLED para uma boa definição de cores e uma parte sonora com potência satisfatória e uma boa qualidade.

Já o desempenho não avança para além das tarefas mais básicas, o que é esperado por se tratar de um chip mais modesto, mas as memórias agradam para não deixar na mão em multitarefas. Os demais pontos negativos incluem a ausência de um slot para cartão microSD, o display sem tratamento antirreflexo e a taxa de atualização limitada a 60 Hz.

Construção premium de CeraluminumDesign ultraleve com menos de 1 kgTela OLED com boa definição de coresSom potente e equilibradoBateria de longa duração
Desempenho básico do Snapdragon XFalta slot para cartão microSDDisplay sem tratamento antirreflexoTaxa de atualização de apenas 60 Hz

A ASUS lançou o ZenBook A14 no Brasil pelo preço sugerido de R$ 9.999. O que temos de concorrência no mercado nacional neste momento?

O Inspiron 14 Plus é o principal rival na atualidade. Ele tem chip Snapdragon X Plus para maior desempenho, resolução Quad HD+ e suporte a Dolby Vision, porém modelo da Dell possui um painel IPS inferior ao OLED da ASUS, uma construção mais pesada e menos memória RAM. Ao menos, ele cobra menos no varejo brasileiro.

Caso queira uma opção da própria ASUS com chip Intel, o Zenbook S 14 com Core Ultra 7 258V pode ser uma alternativa interessante. Você terá configurações similares de memórias e tela OLED de 14 polegadas, mas com taxa de 120 Hz, latência de 0,2 ms e suporte a Dolby Vision. Ele fica devendo no design menos moderno e leve, e na autonomia inferior de bateria.

Você gostou do novo notebook com chip Snapdragon oficializado pela ASUS no Brasil? Comente conosco!


3

Comentários

ASUS Zenbook A14: notebook com Snapdragon foca em bateria e portabilidade | Análise / Review
  • Parece que a intel obriga ainda as fabricantes a 'sabotar' os arm, não é possivel a Asus não colocar o que seria o correto pra esse chip mais barato 16/256GB e um aparelho mais simples de policarbonato, é um produto pro povão.. agora 10K pqp

      • Qdo cair o preço, pode ficar interessante. Agora, de preço cheio, nem pensar. Se não consegue mais desempenho que um MacBook Air, não pode ficar no patamar de preço. Simples assim.

          • ARM ainda e um lixo. Ta bem longe do x64 ainda..

              Android

              Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

              Android

              Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

              Especiais

              Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

              Software

              Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2