LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

ASUS anuncia novo conector sem cabos para placas de vídeo de até 1.000 W da série "BTF 2.0"

15 de janeiro de 2025 0

A ASUS apresentou nesta semana uma versão revisada do conector "GC-HPWR" (Graphics Card High Power) para sua série de componentes "BTF 2.0" (Back to the Future), cujo diferencial é realocar as conexões de cabos para a traseira da placa-mãe, garantindo um visual mais limpo aos computadores. A novidade chega corrigindo diversas dores da primeira geração, e ainda está preparada para futuras gerações de GPUs ao comportar até 1.000 W.

Apresentada no início do ano passado, a primeira geração do GC-HPWR era integrada à placa de circuitos das GPUs, e suportava alimentação de até 600 W. Com ele, a ASUS pretendia que a conexão de energia passasse a ser "invisível", deixando as builds dos usuários mais limpa. Havia, no entanto, algumas questões que limitavam a adoção da solução.

Com a segunda geração, a gigante corrige praticamente todos os problemas da proposta original, ao mesmo tempo em que traz melhorias importantes. A primeira delas, e de maior impacto, é a construção do conector, agora revestida em metal para fornecer maior resistência.

O conector GC-HPWR de primeira geração era limitado a 600 W, além de ser fixo, limitando o uso a placas-mãe da série ASUS BTF (Imagem: Reprodução/ASUS)

Mais do que isso, o novo GC-HPWR chega em versões removíveis ou retráteis, possibilitando que a placa de vídeo que o possua agora possa ser usada com outras placas-mãe que não façam parte da série BTF, o que também aumenta o valor de revenda.

Outra melhoria de peso foi a adição de mais vias de cobre, o que não apenas promete reduzir as temperaturas durante o uso, graças a uma resistência elétrica menor, como ainda possibilita que as GPUs consumam até 1.000 W — uma forma de se preparar para o futuro, considerando que a nova NVIDIA GeForce RTX 5090 já ultrapassa os 600 W em modelos customizados.

Integraante da série BTF 2.0, a nova geração da conexão GC-HPWR corrige os problemas do antecessor ao se tornar removível ou retrátil, e comportar até 1.000 W de energia (Imagem: Divulgação/ASUS)

Apesar de já ter mostrado seus modelos customizados da família GeForce RTX 5000, a ASUS não apresentou até o momento soluções que utilizem o GC-HPWR da série BTF 2.0. É provável que a empresa taiwanesa aguarde por novidades como a chegada da família AMD Radeon RX 9000 para estrear o conector.

Vale lembrar ainda que outras marcas também estão trabalhando em protocolos próprios para tentar esconder ou mesmo eliminar os cabos de alimentação dos computadores — exemplos como o da INNO3D, que apenas reposiciona os cabos das placas de vídeo para a traseira, mostram as diferentes abordagens que a indústria está estudando.


0

Comentários

ASUS anuncia novo conector sem cabos para placas de vídeo de até 1.000 W da série "BTF 2.0"
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Software

Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2