» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Xbox One: o competidor da Microsoft para o mercado de videogames

Hoje o mercado de consoles tem como principais competidores a Sony com o Playstation 4, a Nintendo com o Switch, e a Microsoft com o Xbox One.

Enquanto a luta em termos de hardware potente fica mais concentrada entre a gigante de Redmond e a dona do PS4 a Nintendo consegue impactar um público mais infantil e também fãs de suas franquias exclusivas, que não são poucas. A Microsoft, por sua vez, se esforça com o apelidado XONE para levar boas experiências a todos os tipos de jogadores.

Oficializado em novembro de 2013 o dispositivo contou em sua primeira geração com um enorme aparelho que necessitava uma fonte externa de energia, e seu controle - extremamente elogiado - era conectado, sem fios, através de um protocolo wireless específico. Algum tempo depois a empresa anunciou sua nova geração. Ele então passou a ser comercializado com uma fonte interna, deixando o visual de cabos bem mais discretos.

VARIANTES

Em um mercado que cada vez exigia jogos mais sofisticados, o hardware precisou passar por atualizações: em 2016 chegou a versão Xbox One S, entregando recursos de HDR e reprodução de blu-rays 4K para quem usa o console como central de entretenimento. Logo em seguida veio o Xbox One X, esse até hoje a versão potente do dispositivo, entregando gráficos em ultraHD quando disponibilizados nos jogos.

COMPATIBILIDADE

Em suma todos os jogos já lançados para o XONE são compatíveis com todos os dispositivos, variando apenas a disponibilidade de melhores texturas ou filtros gráficos. Apenas jogos de Kinect são exclusivos do primeiro modelo, lançado lá em 2013, já que a porta específica do periférico foi eliminada das revisões lançadas posteriormente.

É necessário ter cuidado ao comprar uma versão do Xbox One S sem leitor de mídia física, pois apesar de ser compatível com toda a biblioteca do console regular, não será possível comprar jogos em lojas de varejo, apenas diretamente com a Microsoft através da sua loja virtual.

SERVIÇOS

Uma característica importante do Xbox One é que nem sempre é necessário gastar uma pequena fortuna para jogar um bom título.

A Microsoft se esforça em disponibilizar uma biblioteca vasta de títulos aos jogadores através do Game Pass, que por R$ 29,90 mensais oferece mais de 100 jogos para download, incluindo alguns lançamentos aos quais ela está vinculada, como Forza Horizon 4 e Crackdown 3.

Além disso, a assinatura Live Gold - necessária para multiplayer online - oferece em média quatro jogos extras todos os meses. Dois para o Xbox 360, e dois para o Xbox One. Ela também dá descontos para a aquisição de jogos da loja do console.

Mais recentemente a companhia passou a embutir o Live Gold com o Game Pass criando o Game Pass Ultimate. Ao preço de R$ 39,90 mensais os assinantes contam com os dois serviços, e adicionalmente o acesso do Game Pass para PC, que contém ainda mais jogos para serem explorados no Windows.

PRÓXIMA GERAÇÃO

Em 2020 a companhia oficializa a próxima geração do Xbox. O que vem por aí? Acompanhe o TudoCelular e não perca as novidades sobre o universo gamer: