LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Google+ mira os canhões no Facebook

29 de junho de 2011 6

O Google tenta seu espaço entre as redes sociais há um bom tempo, mas até hoje não teve nenhum sucesso. O Orkut ganhou milhões de usuários, mas só é conhecido entre os brasileiros. O Google Wave foi um dos maiores fiascos da empresa e o Google Buzz nunca chegou a vingar.
Google+
Google+
Mesmo com o fracasso de antes, sabemos que potencial para criar grandes produtos não falta à gigante de Mountain View. Dessa vez, a empresa tenta mais uma vez seu lugar ao sol com o Google+, que é algo como uma grande camada social por cima de todos os seus serviços.
Segundo os funcionários envolvidos no projeto, o Google+ tenta resolver de forma mais intuitiva as nuances dos relacionamentos. Hoje, redes como o Facebook colaboram para o que eles chamam de "supermercado de amigos". Você compartilha praticamente as mesmas informações com alguém que acabou de conhecer ou com sua família - coisa que nunca aconteceria na vida real.
Para resolver isso, um dos hubs criados no Google+ é o Circles, onde você pode criar círculos de amigos e compartilhar conteúdo com eles da forma que preferir. Em teoria, o Grupos do Facebook tem o mesmo objetivo, mas o Circle do Google+ promete tornar essa experiência bem mais simples e intuitiva, apenas arrastando e soltando seus amigos dentro de círculos.
O segundo hub é o Sparks, que a primeira vista parece ser nada mais do que uma barra de buscas comum do Google, mas possui elementos sociais embutidos. Essa busca funciona como um amigo para você, sugerindo conteúdos como vídeos, imagens, blog e notícias relacionadas ao assunto de seu interesse.
O Huddle é o terceiro hub do Google+, criado para manter o contato com seus amigos. Com um app para Android, é possível trocar mensagens com seus amigos, iniciando conversas dentro dos seus Círculos (Circles). Dentro do Huddle, há também o Hangouts, um novo sistema de chamadas de vídeo. Com o hangout, você pode convidar um círculo de amigos inteiro para uma conversa em vídeo.
Todo o serviço do Google+ estará disponível também no Android e futuramente no iOS. Aliás, o app para Android permite também o Instant Upload, para subir fotos e vídeos automaticamente para o serviço.
O Google+ ainda está em beta fechado, limitado a um pequeno número de usuários. A princípio, só será possível entrar no serviço com convites de amigos que já estão lá, assim como acontecia com o Orkut no seu início.
Por isso, ainda é muito cedo para dizer se ele poderá fazer frente ao gigante Facebook, com seus 600 milhões de usuários. Vale dizer que o Google já confirmou que mesmo com o lançamento aberto do Google+, o Orkut não deixará de existir e ganhar atualizações. Os brasileiros agradecem.

6

Comentários

Google+ mira os canhões no Facebook
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista