LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

União Européia não desistirá de tornar o micro USB um padrão em celulares e tablets

27 de setembro de 2013 7

micro usb

A União Européia continua insistindo que as fabricantes de celulares adotem um carregador universal e portas micro USB como padrão de carregando de dispositivos móveis.

A proposta não é exatamente nova. Há anos a União Européia vem batalhando para que o micro USB se torne um padrão mundial. É verdade que a imensa maioria dos smartphones e tablets hoje já utilizam o padrão, mas existem uns e outros que insistem em usar entradas ou carregadores incompatíveis.

A adoção de um padrão é importante pois pode ajudar a acabar com a bagunça de cabos e carregadores desnecessários. Com isso, não seria necessário nem mesmo que os carregadores fossem incluídos nas caixas quando os smartphones fossem vendidos. O seu carregador antigo daria conta de fazer o serviço.

Isso representaria uma economia de custos para as fabricantes mas, muito mais do que isso, teria um impacto ambiental positivo significativa, já que dispensaria o descarte de milhões de carregadores todos os anos.

Enquanto a maioria dos Android e Windows Phones utilizam o micro USB, a ausência mais notável é certamente a da Apple, que mantém o seu próprio padrão Lightning. Em 2011, a empresa começoua vender um adaptar para micro USB, mas a União Européia acredita que isso não seja suficiente.

Ainda não se sabe se o The Internal Market Committee conseguirá tornar o padrão uma lei, que teria que ser obrigatoriamente seguida pelas fabricantes, ou se serão feitos apenas acordos informais com cada empresa. [European Parlament]


7

Comentários

União Européia não desistirá de tornar o micro USB um padrão em celulares e tablets
  • Padronizar somente a entreda não basta. Meu motorola Defy não recarrega com um carregador de mesma entrada, mas do modelo C199 da marca LG.

      • abaixo ao lixo eletrônico!

          • Eu não tive a mesma sorte que você kkkkkk !!!! mas eu já tive 13 celulares e agora eu tenho 13 carregadores sem os celulares mas como todos foram Nokia então eu reaproveito eles de boa, e parece que alguma maioria dos europeus são iguais a mim que tem a grande proeza de quebrar celulares !!!

              • Se for apenas uma opção, é até válido. Para mim, não serviria para nada, pois nunca perdi nenhum dos celulares da minha coleção. Por outro lado, já comprei diversos carregadores extras, para tê-los em vários lugares (residências, automóveis, etc).

                  • E tem um outro motivo para isso também baratear o custo de venda de celulares na Europa, pois quase 80% das pessoas que perde o celular eles "guardam" os carregadores ai quando forem comprar outro celular tem a opção de comprar só o aparelho sem o carregador e com isso sai uns 30% mais barato a Compra !!!

                      • A idéia de padronizar o micro USB é excelente, mas não pelos motivos citados. Eu, particularmente, acharia um absurdo comprar um smartphone por mais de 2000 reais, e o mesmo vir sem carregador. Deveria era vir com dois carregadores e todos os acessórios possíveis inclusos!

                          • Esta falta de acordo em padronizar as saidas para carregadores, demonstra muito bem o desinteresse de alguns fabricantes que só pensam em lucros de si próprios. É só isso e mais nada!

                              Android

                              Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                              Android

                              Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                              Windows

                              Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                              Economia e mercado

                              Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista